Bimbo adia início das operações

Leia em 3min 30s

O início das operações da fábrica do grupo mexicano Bimbo no Estado, que estava previsto para este mês, só deverá ocorrer na segunda quinzena de julho. A informação é do gerente de Novos Negócios da Bimbo do Brasil, Álvaro Marchi. De acordo com ele, o adiamento se deve ao atraso na entrega de algumas máquinas necessárias para o processo de produção. A nova fábrica do conglomerado do setor de alimentos, sétima da empresa no país, está sendo construída no Centro Industrial de Contagem (Cinco), na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

 

Na nova planta serão produzidos todos os pães de forma (especiais, light e tradicionais), bisnaguinhas, pães de cachorro-quente e de hambúrguer, bolos e biscoitos e polvilho, das marcas Pulmann e Plus Vita. Além destas, o grupo também é detentor das marcas Nutrella, Ana Maria, Bisnaguito, Firenze e Laura.

 

Segundo o gerente de Novos Negócios, a instalação da planta em Contagem vai potencializar a distribuição de produtos na região, já que a localização geográfica viabiliza o rápido escoamento da produção. Conforme ele, os itens fabricados na unidade atenderão à região Central de Minas Gerais e também abastecerão o Espírito Santo.

 

"A escolha do município para a instalação da fábrica foi uma decisão estratégica, já que os produtos a serem produzidos no local devem ser consumidos em um prazo máximo de 12 dias", justificou.

 

Ainda de acordo com Marchi, até o momento a presença do grupo no Estado restringia-se ao Triângulo Mineiro, Zona da Mata e Sul de Minas, devido à proximidade com outras plantas da empresa. "Com esta unidade, além de gerar novas oportunidades de emprego e atender melhor os clientes da região, será possível ampliar os negócios da Bimbo em todo o Estado. Além disso, a inauguração da planta está diretamente alinhada à projeção de crescimento da Bimbo do Brasil prevista para 2010", afirmou. Por questões estratégicas, outras informações sobre as perspectivas de incremento nos negócios da empresa não foram reveladas.

 

Com o início das operações da fábrica, serão contratados 150 funcionários, mas esse número poderá chegar a 300 após a fase de maturação da nova unidade industrial. Conforme publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, o treinamento dos trabalhadores será viabilizado por meio de um convênio com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

 

Parceria - A unidade terá 3,5 mil metros quadrados de área construída, dentro do site da Trace Logística Ltda, que possui área total de 20 mil metros quadrados. "A Trace Logística cedeu o espaço para a montagem da fábrica e transferiu suas operações para outro local. Em contrapartida, a Bimbo assinou contrato para que a Trace realize todas as operações logísticas da fábrica", afirmou em abril, o diretor de Negócios da Trace Logística, Eulerson ngelo Rodrigues. "Foi a Trace que viabilizou a vinda da Bimbo para Contagem. Inicialmente, a empresa estava com planos de se intalar em Santa Luzia (RMBH)", completou.

 

Conforme Rodrigues, para atender a demanda da unidade da Bimbo, a Trace investiu na aquisição de seis veículos e, inicialmente, contratou 20 funcionários para prestar os serviços. "O quadro será suficiente para os primeiros meses de operação. Depois, ele será ampliado de acordo com a demanda", explicou.

 

Fundado em 1945, no México, o grupo Bimbo é a maior empresa de panificação do mundo e líder no continente americano, com um faturamento da ordem de US$ 8,6 bilhões em 2009. Com 98 plantas e 800 centros de distribuição localizados em 17 países da América e Ásia, conta com mais de 100 mil colaboradores e um portfólio composto por 150 marcas de prestígio e cerca de 5 mil produtos.

 

No Brasil desde 2001, quando assumiu duas tradicionais marcas - Pullman e Plus Vita -, a empresa possui mais de 4,3 mil colaboradores, em seis fábricas presentes nas regiões Sudeste, Sul e Nordeste.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Clima favorece qualidade do morango

Em Atibaia e Monte Alegre do Sul dias ensolarados e clima ameno deixam frutos doces e mais vermelhos   Pouca chuv...

Veja mais
Mercado interno descobre o gengibre

Em vez de exportar maior parte da produção, como em outros anos, agricultores vendem 70% da safra no Brasi...

Veja mais
Aymoré vai investir R$ 10 mi

A Aymoré, controlada pelo grupo argentino Arcor, com fábrica e Centro de Distribuição (CD) e...

Veja mais
Cigarros já estão até 8,3% mais caros no comércio de SP

A fabricante Souza Cruz já reajustou os preços de suas marcas de cigarros neste ano em até 8,3%. &...

Veja mais
Brasileiro gasta mais com bem-estar em casa

Limpeza: Produtos que trazem conforto ao lar devem puxar alta recorde de 10% a 12% nas vendas do semestre    ...

Veja mais
Joint venture entre Cosan e Shell já está na briga pela vice-liderança

Combustíveis: Conclusão da associação entre as duas companhias está prevista para jul...

Veja mais
Porto Alegre limita tamanho de atacadistas

Um projeto de lei complementar aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre ameaça frustrar os planos...

Veja mais
JBS-Friboi lança maior fábrica de celulose

A Eldorado do Brasil lançará hoje , em Três Lagoas (MS), a pedra fundamental da que se pretende que ...

Veja mais
Juro ao consumidor volta a subir, diz Procon

As taxas médias de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial voltaram a subir em junho, segundo inf...

Veja mais