Aymoré vai investir R$ 10 mi

Leia em 3min 10s

A Aymoré, controlada pelo grupo argentino Arcor, com fábrica e Centro de Distribuição (CD) em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), investirá neste ano R$ 10 milhões, em máquinas e ações de marketing. De acordo com o gerente de Marketing da empresa, Eduardo Schlieper, o montante é proveniente de capital próprio e os equipamentos serão adquiridos de fornecedores nacionais.

 

Segundo ele, o investimento em máquinas modernas é imprescindível para aumentar a produtividade e reduzir os custos. Conforme Schlieper, o objetivo é diversificar o mix e aproveitar o aquecimento do mercado interno.

 

O gerente de Marketing destacou que a boa performance dos negócios no início de 2010 fez com que a empresa registrasse um incremento de 5% da receita nos primeiros cinco meses na comparação com igual intervalo do exercício anterior. "O resultado positivo é fruto de campanhas sucessivas e promoções, sobretudo para a Copa do Mundo da África do Sul, que atraíram os clientes", explicou.

 

De acordo com Schlieper, a crise econômica global não impactou negativamente os negócios da empresa, que contabilizou crescimento de 9% no faturamento frente a 2008. A boa performance se deve ao investimento feito no exercício passado, quando foram aportados R$ 30 milhões em ações de marketing, lançamento de produtos e infraestrutura. "Conseguimos manter as estratégias programadas nos tempos de retração econômica, o que contribuiu para os negócios", explicou.

 

Atualmente, a empresa opera com 80% da capacidade instalada, que corresponde à fabricação de 330 toneladas de produtos/dia. Segundo ele, a estimativa é de aumentar o volume de produção, tendo em vista a alta demanda pelos produtos. "Com o aquecimento da economia e aumento da renda, a procura ganhou fôlego e é fundamental incrementar o mix de produtos", afirmou.

 

Conforme o gerente de Marketing, a Capital e a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) detêm 50% de market share no Estado. Os principais mercados da Aymoré são o Sudeste e Centro-Oeste. No entanto, a empresa projeta prospectar novos clientes no Nordeste, região em franca expansão, com grande potencial de consumo.

 

De acordo com Schlieper, a exportação corresponde a 15% do faturamento e o percentual poderia ser maior caso o câmbio estivesse favorável. A comercialização é feita com países da América Latina, Europa e África. "Apesar da valorização do real diante da moeda norte-americana conseguimos manter a negociação com os clientes já fiéis à marca", avaliou.

 

Uma das estratégias para ganhar mercado está na criação de produtos para o público infanto-juvenil, a linha Aymoré Kids. Segundo o gerente de Marketing, o produto foi criado em parceria com a Disney e o próximo passo será fabricação de itens do filme Toy Store 3.

 

O grupo Arcor, com planta de guloseimas em Recife e de chocolate em São Paulo, além de unidades de biscoitos em Contagem (RMBH) e Campinas (SP), tem em Minas o seu maior mercado consumidor, que corresponde a 30% dos negócios da empresa. O restante é pulverizado nos demais estados.

 

Em 2004, o grupo firmou uma joint venture com a Danone no ramo de biscoitos na Argentina, Brasil e Chile. A aliança deu origem ao maior grupo no segmento de biscoitos na América do Sul. A sociedade estabeleceu a participação de 51% para a Arcor que desde janeiro de 2005 é responsável pelo gerenciamento e administração das atividades.

 

A comercialização já é realizada com mais de 120 países em todo o mundo, bem como China, Japão, Estados Unidos, Europa, Rússia, Índia, Arábia Saudita e América Latina. Atualmente, a multinacional argentina é a principal exportadora de guloseimas do Brasil e é líder em vários mercados como chocolate e biscoitos.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Mercado interno descobre o gengibre

Em vez de exportar maior parte da produção, como em outros anos, agricultores vendem 70% da safra no Brasi...

Veja mais
Bimbo adia início das operações

O início das operações da fábrica do grupo mexicano Bimbo no Estado, que estava previsto par...

Veja mais
Cigarros já estão até 8,3% mais caros no comércio de SP

A fabricante Souza Cruz já reajustou os preços de suas marcas de cigarros neste ano em até 8,3%. &...

Veja mais
Brasileiro gasta mais com bem-estar em casa

Limpeza: Produtos que trazem conforto ao lar devem puxar alta recorde de 10% a 12% nas vendas do semestre    ...

Veja mais
Joint venture entre Cosan e Shell já está na briga pela vice-liderança

Combustíveis: Conclusão da associação entre as duas companhias está prevista para jul...

Veja mais
Porto Alegre limita tamanho de atacadistas

Um projeto de lei complementar aprovado pela Câmara de Vereadores de Porto Alegre ameaça frustrar os planos...

Veja mais
JBS-Friboi lança maior fábrica de celulose

A Eldorado do Brasil lançará hoje , em Três Lagoas (MS), a pedra fundamental da que se pretende que ...

Veja mais
Juro ao consumidor volta a subir, diz Procon

As taxas médias de juros do empréstimo pessoal e do cheque especial voltaram a subir em junho, segundo inf...

Veja mais
Vendas crescem 10,9% no Dia dos Namorados

O varejo segue com força total nas vendas sazonais e até mantém o ritmo de ultrapassar as expectati...

Veja mais