Nestlé processa Sara Lee por quebra de patente no Nespresso

Leia em 2min 20s

A suíça Nestlé informou ontem que abriu processo contra a empresa americana Sara Lee por violação de patente do sistema de café Nespresso, buscando proteger sua participação no mercado de café em cápsulas. Proprietária do sistema Nespresso, que inclui máquinas e sachês de alumínio protegidos por diversas patentes, a Nestlé afirmou que "iniciou procedimentos legais na França contra a Sara Lee". "Sempre daremos os passos apropriados para defender nossos direitos de propriedade intelectual quando forem infringidos", declarou um porta-voz da empresa suíça.

 

A Sara Lee, por sua vez, negou ter quebrado qualquer patente. "Estamos confiantes em que nosso produto cumpre todas as exigências legais e regulatórias. Estamos confiantes em relação ao resultado deste caso", disse um porta-voz da empresa americana. A Sara Lee lançou seu próprio sistema de café em cápsulas na França, chamado L'Or, no início de abril. Desde então, vendeu cerca de 12 milhões de unidades.

 

Com a política de patentes da Nestlé, praticamente não havia competição neste segmento. Mas recentemente seus concorrentes buscaram formas de contornar a proteção criada pela companhia. No entanto, a Sara Lee e a Ethical Coffee (fundada pelo ex-diretor da Nespresso Jean-Paul Gaillard) encontraram brechas e lançaram suas próprias versões de café individual no início do ano, na França. Gaillard avisou que as vendas de seu produto "vão bem" e que a Nestlé não abriu processo contra sua empresa. Ele diz que seu produto é melhor para o meio ambiente e mais barato do que o Nespresso. A Ethical Coffee e a Sara Lee têm tentado alcançar consumidores que consideram o café Nespresso muito caro.

 

A Nespresso é uma das marcas da Nestlé que vendem mais. Embora tenha sido criada nos anos 1970, o produto foi lançado apenas nos anos 1980. Desde então, o negócio vem crescendo a uma taxa de 25% ao ano, registrando US$ 2,6 bilhões no fim de 2009. A maior parte das vendas ocorre na Europa, onde o sistema de cafés individuais ganhou popularidade inspirado pelo estilo italiano. Os consumidores dos Estados Unidos e da América Latina estão aderindo mais lentamente.

 

A Nestlé tem o nome de seu fundador, Henri Nestlé, o alemão que inventou a Farinha Láctea. A partir dessa iniciativa, ocorrida há mais de 130 anos na cidade de Vevey, na Suíça, a Nestlé foi crescendo e se tornou uma empresa global de alimentos. Baseada em Illinois (EUA), a Sara Lee Corporation também é um empresa global. As informações são da Dow Jones.

 

A suíça Nestlé informou ontem que abriu processo contra a empresa americana Sara Lee por violação de patente do sistema de café.

 


Veículo: DCI


Veja também

Palmito Floresta planeja ampliar produção em 60% em cinco anos

Em meio a um mercado em constante crescimento, porém, com elevado grau de informalidade, a Palmito Floresta prepa...

Veja mais
Antecipar estoque é nova arma para atender demanda por luxo

O mercado de luxo no Brasil segue em crescimento acelerado e esse quadro leva empresas a se preocuparem com a falta de e...

Veja mais
Receita com café solúvel sobe 15% em cinco meses

A receita cambial com exportação de café solúvel apresentou elevação de 15,16%...

Veja mais
Casas Bahia prefere negociar pacote

A Casas Bahia não aceitou de imediato a oferta de R$ 1 bilhão feita pelo Pão de Açúca...

Veja mais
Feira livre: escolha certo e economize

Comprar produtos hortifrutigranjeiros na época de safra pode render uma economia de 40% no orçamento e aum...

Veja mais
LG crescerá com linha branca e notebooks

Fabricante vê demanda acima do esperado de televisores para a Copa do Mundo   O diretor de marketing da LG ...

Veja mais
Aquecedores têm variação de 72% nos preços, diz estudo

Com a procura em alta nas lojas brasileiras, os aquecedores apresentam variação de 72% nos preços, ...

Veja mais
Instituto Lojas Renner investe R$ 4,6 milhões em projetos

O Instituto Lojas Renner, ligado à rede varejista de vestuário, completa dois anos este mês e comemo...

Veja mais
Sony espera 40 mil em sua loja no Market Plaza

Na expectativa da alta temporada de inverno aliada à Copa do Mundo, a Sony espera receber a marca de 40 mil visit...

Veja mais