O comércio de São Paulo já prepara as promoções para se livrar dos encalhes de produtos relacionados à Copa. Com a eliminação do Brasil, tudo vai ficar mais baratinho.
As maiores lojas, no entanto, vão devolver as sobras aos fabricantes. Nos dois casos, não haverá prejuízo aos lojistas, que registraram bom desempenho no mês de junho.
De acordo com a Associação Comercial de São Paulo, as vendas a crediário cresceram 10% em junho, na comparação com o mesmo período de 2009. À vista, o movimento cresceu 4,8%.
Fábio Pina, economista-chefe da Federação do Comércio do Estado de São Paulo, afirmou que os efeitos da Copa no comércio não seriam significativos, mesmo que o Brasil tivesse chegado à final. Portanto, a eliminação não faz grandes estragos.
"Existe o impacto intrassetorial e aumenta, sem dúvida, o consumo de bebidas e materiais esportivos. Mas a diferença é pequena."
Na 25 de Março, lojas e ambulantes darão descontos. No caso da rede Armarinhos Fernando, o encalhe de vuvuzelas e apitos vai voltar para as fábricas, segundo o gerente Ondamar Ferreira.
Veículo: Folha de S.Paulo