Restaurantes usados como iscas pelos supermercados

Leia em 2min 30s

Refeições prontas para viagem ou vendida a quilo para consumo imediato atraem clientela

 

Com os benefícios do mercado de alimentação fora do lar, os supermercados aumentaram as apostas no segmento.Manter um restaurante no interior da lojas nemsempre é tão rentável,mas o serviço atrai um grande fluxo de pessoas para as compras. O supermercado Modelo, de Mato Grosso, serve comida à vontade por R$ 9,90. Das 14 lojas da rede, nove possuem restaurante. “Não é em toda loja que este serviço é rentável, porém o restaurante atrai um fluxo de pessoas considerável”, afirma o encarregado do setor Robson Oliveira.

 

O trabalho do Modelo chamou a atenção de Valdomiro Bardini, gerente geral de operações da Coop, que implementou restaurantes de comida por quilo em três lojas da rede paulista. “Eles ainda representam muito pouco na receita, mas percebemos crescimento de cerca de 5% nas vendas a cada mês”, diz Bardini. “Trata-se de uma tendência no setor de supermercados e vamos construir restaurantes nas próximas lojas que forem reformadas”, diz. A previsão de crescimento é baseada não só na expectativa de venda dos estabelecimentos,mas em toda a cadeia produtiva, que envolve desde fabricantes de produtos para o preparo dos alimentos a fornecedores de equipamentos. A próxima unidade do supermercado Verdemar, de Minas Gerais, por exemplo, terá um andar com mais de 600 metros quadrados dedicado a um restaurante. “Investimos R$ 10 milhões nesta loja, que junto com o restaurante ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados”, diz Alexandre Poni, diretor comercial do Verdemar. Ao mesmo tempo que o empresário aposta na tendência da praticidade, ele teve um problema com ela, de estacionamento. “Como o cliente passamais tempo no interior da loja para se alimentar, o estacionamento fica cheio pormuito tempo”, diz Poni. “Vamos ampliar a quantidade de alimentos que ficam prontos comumsimples aquecimento no microondas para que o cliente prefira levar para casa”, afirma. A expectativa da consultoria ECD, especializada neste mercado de alimentação fora do lar, é que este mercado cresça 15% este ano. O levantamento refere-se à venda de bebidas e alimentos - preparados por restaurantes, lanchonetes, padarias entre outros tipos de operadores -, sejam eles consumidos no próprio estabelecimento ou em casa pelo consumidor.

 

NOVA LOJA

R$ 10 mi é quanto a rede Verdemar está investimento em sua próxima loja que terá um andar, de 600 metros quadrados,dedicado a um restaurante

 

VALOR FIXO

R$ 9,90 é o preço que cada pessoa paga para comer à vontade nos restaurantes do supermercado Modelo, que possui 14 lojas no Mato Grosso.

 

CRESCIMENTO GRADUAL

5% é quanto crescem, a cada mês, as vendas dos restaurantes da Coop. Das 30 unidades da rede, apenas três delas servem refeição por quilo aos clientes.

 


Veículo: Brasil Econômico


Veja também

Liderança

A Kimberly-Clark comemora a liderança no gigantesco mer-cado brasileiro de absorventes higiênicos. A marca ...

Veja mais
Gargalo chega ao setor de carga aérea

Problemas, como a falta de áreas de armazenagem, expõem a fragilidade do transporte aéreo no Pa&iac...

Veja mais
Novo acordo redefine forma de saída da família Klein da Nova Casas Bahia

Renegociação. Pelo novo contrato de fusão, o Pão de Açúcar fará um apor...

Veja mais
Conveniência ajuda o Bahamas a bloquear os rivais

Rede mineira abre loja com bandeira Aki %, em modelo similar ao ExtraFácil, do Pão de Açúcar...

Veja mais
L’Occitane investe no Brasil

A fancesa L’Occitane lançou semana passada em São Paulo o Creme Divine, produto de tratamento facial...

Veja mais
Iguarias importadas entram com mais frequência no carrinho

Vendas de itens como chocolates, geleias, chás, pimentas e mostardas crescem na casa dos dois dígitos ao a...

Veja mais
Paranaenses vão à Justiça contra a redução de 10% do preço mínimo do trigo

A Federação da Agricultura do Paraná (Faep) informou que vai entrar na próxima semana com me...

Veja mais
Os planos dos novos emergentes do varejo

Dono da City Lar, o terceiro sócio da Máquina de Vendas vai abrir mais lojas 36 lojas neste ano   A ...

Veja mais
Nestlé planeja aquisição na Índia e ação sobe

A Nestlé Índia, unidade da maior empresa mundial de alimentos, viu suas ações fecharem com a...

Veja mais