Refeições prontas para viagem ou vendida a quilo para consumo imediato atraem clientela
Com os benefícios do mercado de alimentação fora do lar, os supermercados aumentaram as apostas no segmento.Manter um restaurante no interior da lojas nemsempre é tão rentável,mas o serviço atrai um grande fluxo de pessoas para as compras. O supermercado Modelo, de Mato Grosso, serve comida à vontade por R$ 9,90. Das 14 lojas da rede, nove possuem restaurante. “Não é em toda loja que este serviço é rentável, porém o restaurante atrai um fluxo de pessoas considerável”, afirma o encarregado do setor Robson Oliveira.
O trabalho do Modelo chamou a atenção de Valdomiro Bardini, gerente geral de operações da Coop, que implementou restaurantes de comida por quilo em três lojas da rede paulista. “Eles ainda representam muito pouco na receita, mas percebemos crescimento de cerca de 5% nas vendas a cada mês”, diz Bardini. “Trata-se de uma tendência no setor de supermercados e vamos construir restaurantes nas próximas lojas que forem reformadas”, diz. A previsão de crescimento é baseada não só na expectativa de venda dos estabelecimentos,mas em toda a cadeia produtiva, que envolve desde fabricantes de produtos para o preparo dos alimentos a fornecedores de equipamentos. A próxima unidade do supermercado Verdemar, de Minas Gerais, por exemplo, terá um andar com mais de 600 metros quadrados dedicado a um restaurante. “Investimos R$ 10 milhões nesta loja, que junto com o restaurante ocupa uma área de 2,5 mil metros quadrados”, diz Alexandre Poni, diretor comercial do Verdemar. Ao mesmo tempo que o empresário aposta na tendência da praticidade, ele teve um problema com ela, de estacionamento. “Como o cliente passamais tempo no interior da loja para se alimentar, o estacionamento fica cheio pormuito tempo”, diz Poni. “Vamos ampliar a quantidade de alimentos que ficam prontos comumsimples aquecimento no microondas para que o cliente prefira levar para casa”, afirma. A expectativa da consultoria ECD, especializada neste mercado de alimentação fora do lar, é que este mercado cresça 15% este ano. O levantamento refere-se à venda de bebidas e alimentos - preparados por restaurantes, lanchonetes, padarias entre outros tipos de operadores -, sejam eles consumidos no próprio estabelecimento ou em casa pelo consumidor.
NOVA LOJA
R$ 10 mi é quanto a rede Verdemar está investimento em sua próxima loja que terá um andar, de 600 metros quadrados,dedicado a um restaurante
VALOR FIXO
R$ 9,90 é o preço que cada pessoa paga para comer à vontade nos restaurantes do supermercado Modelo, que possui 14 lojas no Mato Grosso.
CRESCIMENTO GRADUAL
5% é quanto crescem, a cada mês, as vendas dos restaurantes da Coop. Das 30 unidades da rede, apenas três delas servem refeição por quilo aos clientes.
Veículo: Brasil Econômico