Makro: expansão pelo interior do País

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O Makro vai destinar R$ 240 milhões para a abertura de lojas e postos de combustíveis, em 2009, no Brasil e ainda que não revele as praças onde pretende investir nesse processo de expansão, o maior atacadista brasileiro de auto-serviço aposta em cidades do interior do País. A idéia é chegar ao final deste ano com 65 unidades - atualmente são 62 - e a cem lojas em 2012.

 

Embora as perspectivas de investimentos nas capitais estejam sendo analisadas com muito cuidado, tanto que a nova loja será instalada em outubro em Porto Velho, Rondônia, o diretor de Marketing do Makro Brasil, Gustavo Delamanha, ressaltou que a rede atacadista está muito entusiasmada com o crescimento do poder aquisitivo em cidades interioranas brasileiras.

 

"Temos ênfase no interior, pelo potencial de crescimento projetado em função do fortalecimento do agronegócio e da ascensão de algumas camadas da população que ainda não tinham muito acesso ao consumo", disse ele.

 

Segundo o executivo, ao contrário do que vem ocorrendo nos EUA, onde o mercado já observa tendência de redução do consumo de alimentos fora de casa, em função da crise econômica, no Brasil esse segmento continua em franca expansão.

 

"Aqui temos situação diferente porque além da melhoria do poder de compra da população, temos mais mulheres entrando no mercado de trabalho, além de consumidores da terceira idade viajando mais e demandando mais serviços de alimentação fora do lar", afirmou o diretor.

 

Ainda que seja reconhecido pela capacidade de atendimento de grandes cadeias de hotéis, restaurantes e lanchonetes, Delamanha enfatizou que o Makro no Brasil tem conquistado cada vez mais espaço junto a pequenos e médios comerciantes do setor de alimentação, fenômeno que também tem contribuído para a expansão da rede para cidades de menor porte do interior.

 

"Embora não tenha mudado muito o nosso mix de clientes, observamos que muitos prosperaram abrindo novas unidades ou ampliando seus estabelecimentos. Isso teve reflexo muito positivo nas nossas vendas e vem demandando expansão de atuação", explicou.

 

Embora esteja acompanhando atentamente as discussões em torno da crise econômica dos EUA o diretor de Marketing do Makro no Brasil reforçou que a rede não pretende mudar seus planos de investimentos, por compreender, neste momento, que o mercado brasileiro vive efeito contrário à realidade americana.

 

Atentos. "Estamos atentos, mas sem grandes preocupações porque não acreditamos que, no curto prazo, o Brasil seja afetado por essa crise. Não estamos em segmento de mercado que dependa de crédito de longo prazo e em qualquer circunstância alimento sempre será uma prioridade. Por enquanto temos perspectivas muito positivas e mantemos todas as nossas estratégias de expansão no país", reforçou Delamanha.

 

Um dos exemplos de mercados com amplo potencial de consumo no interior do Brasil, citados pelo diretor, é o de Araçatuba, São Paulo, onde o Makro inaugura nesta terça-feira, a sua 62ª loja. Nessa unidade foram investidos R$ 21 milhões, somados os recursos destinados à construção, instalação, além de formação de estoques. A operação começa com cerca de 20 mil clientes cadastrados

 

O município paulista, com PIB de R$ 1,2 bilhão por ano, tem como forte a economia ligada à pecuária e à produção sucroalcooeira. A loja pretende atingir 1,5 milhão de habitantes. Braço de comércio de atacado do grupo holandês SHV, o Makro foi fundado em 1968 e primeira loja, no Brasil, foi aberta em São Paulo, em 1972.

 

A rede alcançou a liderança no mercado de atacadista no sistema de auto-serviço, atendendo, principalmente, aos revendedores e transformadores de alimentos. No País, o Makro possui 55 restaurantes e 26 postos de gasolina.

 

Veículo: Jornal do Commercio - RJ


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