O que a transportadora DHL Express tem a ver com brinquedos? A princípio, nada. Mas a empresa com sede na Alemanha está, em parceria com a Brinquedos Estrela, lançando hoje o Transport, um jogo de estratégia que envolve logística e comércio internacional. A idéia, que os especialistas em marcas chamam de "co-branding", começa a atrair interesse de empresas do setor de brinquedos no país.
A Estrela já havia trabalhado com o conceito antes, mas não tão explicitamente. Há alguns anos lançou uma versão da boneca Susi que vinha perfumada com uma fragrância de O Boticário. Em julho, relançou o tradicional Banco Imobiliário, em parceria com a indústria química Braskem, porque todas as peças plásticas do jogo foram fabricadas com material proveniente da cana-de-açúcar.
O jogo Transport foi criado pelas duas empresas. "A idéia surgiu aqui na DHL, há dez meses, como uma maneira de levar a marca para mais perto do público comum", diz Joakim Thrane, presidente da DHL no Brasil. A empresa, então, procurou a Estrela, que gostou da idéia. O investimento, não revelado, na criação e promoção do novo jogo foi dividido meio a meio entre as duas empresas. Parte da renda vai para a DHL, que doará os recursos a entidades sociais.
Nas lojas a partir desse mês por R$ 89,90, o Transport é composto por um tabuleiro com mapa-múndi dividido em países. Os jogadores precisam cumprir seus objetivos individuais de importação e atingir uma meta de valor recebido por serviços prestados. "Quando o jogador cai na casa da DHL, ele ganha um benefício, que pode ser garantir uma entrega mais rápida ou uma remessa mais barata", explica Carlos Tilkian, presidente da Brinquedos Estrela.
"O ganho para a DHL é que ela ganha mais visibilidade para sua marca, como empresa líder de um setor", diz Eduardo Tomiya, sócio fundador da BrandAnalytics, especializada em marcas. "Para a Estrela, a vantagem é que o jogo ganha um atributo real, de uma empresa que existe. Os jogos de maior sucesso são justamente os que têm ligação com a realidade. Por isso esse link com a DHL é importante."
Além disso, como lembra Tilkian, o Transport é um jogo que competirá no mercado por seus atributos e não por seu preço. "Brigar por preço, no setor de brinquedos, é missão árdua por conta dos chineses", lembra ele.
Em outros países, como os Estados Unidos, o "co-branding" em brinquedos é mais comum. No ano passado, por exemplo, foi lançado um jogo para crianças no qual os personagens foram substituídos por tratores John Deere. Muitos dos garotos que brincam com o jogo nunca chegaram perto de uma fazenda. Mas certamente vão se lembrar da marca do trator quando pensarem em equipamentos agrícolas.
Veículo: Valor Econômico