De olho na importância que o tema da sustentabilidade ambiental ganhou no mercado corporativo, a Cassiopéia, fabricante de produtos de limpeza ecologicamente corretos, estreou há menos de um ano no nicho. Pioneira na venda de produtos de limpeza livre de petroquímicos no país, a empresa chamou o consultor Antonio Carlos Laet, ex-presidente da divisão corporativa das Ceras Johnson, para formatar um projeto de distribuição ao mercado corporativo. Até então, a Cassiopéia produzia apenas para o varejo, por meio da marca Bio Wash.
Depois de pesquisas de mercado, testes de produtos e análise da concorrência, Laet montou o Green Pack, um plano voltado apenas para empresas em parceria com a Ideal, distribuidora de produtos de limpeza. Em pouco menos de um ano, conquistou cerca de 100 clientes, como Basf, Unibanco, Alcoa, Ipiranga/Petrobras e Infraero, além de diversas escolas, como o Colégio Santa Cruz, em São Paulo e a Escola Parque, no Rio.
"O mercado está 'esverdeando' e nós estamos na frente", diz o executivo, cujo envolvimento com a ONG Instituto de Pesquisas Ecológicas, na qual é conselheiro, ajudou a viabilizar o projeto.
O pacote inclui limpador multiuso, detergente neutro, desengraxante de limpeza leve, desengraxante de limpeza pesada e sabonete líquido para as mãos, além de vassouras de PET e papel-toalha feitos com material reciclado. "Fomos a primeira a entrar nesse mercado, mas as multinacionais devem entrar já", diz Laet.
Segundo ele, as empresas não somente passaram a associar seus produtos e serviços a valores "verdes", mas agora, mais sensíveis ao tema, têm se preocupado em adotar procedimentos internos em linha com os princípios da sustentabilidade.
A Cassiopéia usa apenas matérias-primas de origem vegetal, como óleos de coco, palma e mamona. Os solventes, perfumes e os conservantes são naturais. O pacote oferecido às empresas abrange ainda a educação ambiental para as equipes de limpeza com aulas sobre os princípios básicos de uso dos produtos, coleta seletiva e uso racional de água. O serviço inclui a fixação de um selo que informa que a empresa usa um sistema de limpeza "verde".
Segundo Laet, a produção dos materiais de limpeza da Cassiopéia não emite carbono, enquanto cada tonelada de matéria-prima petroquímica produzida emite 1,6 tonelada de carbono na atmosfera.
Veículo: Valor Econômico