O canal de distribuição manteve uma linha mais preventiva com relação ao período pós-Copa e às grandes queimas de estoque. Exemplo disso é a Agis, distribuidora de eletroeletrônicos e artigos de informática para o varejo com centro de distribuição (CD) em Campinas (SP) e duas filiais: uma no Grande ABC e uma em Ribeirão Preto (SP).
Para isso, segundo Bruno Coelho, gerente de Marketing da Agis, a empresa adotou como estratégia comprar com mais frequência em quantidades menores, de forma planejada, como tática de prevenção de prejuízos e encalhes dos produtos mais procurados durante a Copa do Mundo, como televisores e eletroeletrônicos. "Isso demandou logística e custos adicionais, mas, no final das contas, o lucro que não perdemos em ter de sair 'queimando' o estoque nesse meio de campo foi compensador", garante.
As apostas dos fabricantes, segundo Coelho, foram baseadas no planejamento de compra direta das redes varejistas líderes de mercado.
"Não acredito que as lojas tenham grandes quantidades encalhadas, porque atingiram suas metas. Além disso, neste momento, o foco está nos lançamentos de novos produtos para as vendas de fim de ano", afirma.
Veículo: DCI