São João impulsiona comércio nordestino

Leia em 1min 20s

No Nordeste, a percepção é de que o volume de vendas do comércio subiu em junho, graças a um elemento sazonal importante: as comemorações de São João, festas que duram praticamente o mês inteiro e ajudam a impulsionar principalmente as vendas de alimentos e bebidas e da atividade de confecções e vestuário.

 

Silvio Vasconcelos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife, estima em 12% o crescimento do varejo na capital pernambucana para o mês, em comparação com junho do ano passado. Segundo ele, a Copa do Mundo e o Dia dos Namorados contribuíram para o resultado. "Além do São João, o movimento nos supermercados aumentou por causa da Copa. Já o comércio em geral abriu todos os domingos para compensar o que não foi vendido durante os jogos do Brasil", comenta ele.

 

O presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas da Bahia, Joaquim Fonseca, destaca que a festa junina também ajuda a movimentar o varejo no interior dos Estados nordestinos. "As vendas são alavancadas fora das capitais e isso engrossa bem o comércio no mês. É uma data diferenciada, o faturamento vem forte, como no Natal e no Dia das Mães."

 

Olhando adiante, Fonseca sabe que o crescimento do varejo na região será mais contido, mas sem quedas. "Indústria automobilística e de linha branca vão sofrer mais, porque dependem de crédito", acredita o comerciante, que se mostra preocupado com o ciclo de alta da taxa básica de juros. "O Brasil tem que combater a inflação, mas não pode dificultar o acesso ao consumo." (LM)
 


   
Veículo: Valor Econômico


Veja também

Caramuru se volta para o mercado interno

Estratégia: Negócios com biodiesel ganham força na empresa, que também vai investir na marca...

Veja mais
Em SC, Copa derruba faturamento

Dia de jogo da seleção brasileira é dia de comércio parado. Essa é uma das explica&cc...

Veja mais
Distribuição foi cautelosa e preveniu encalhe

O canal de distribuição manteve uma linha mais preventiva com relação ao período p&oa...

Veja mais
Estrelas turbinam marcas em até 30%

Mundo da publicidade movimentou R$ 30 bilhões em 2009, ancorado na imagem e no rastro de famosos vivos e mortos ...

Veja mais
Aqui, gigantes não entram

Aproveitando a expansão da renda dos brasileiros, redes de porte pequeno e médio resistem à presen&...

Veja mais
A Panvel prefere crescer devagar e sempre

A compra da Drogão pela Drogaria São Paulo, que deu origem à maior rede de farmácias do Bras...

Veja mais
Empresas terão de rever sistema de ponto a partir de 21 de agosto

Uma determinação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) está tirando o sono dos empres&aa...

Veja mais
Importação de têxteis cresce 60%

A produção têxtil brasileira cresce na ordem de 11% mas a importação cresce 60%, segun...

Veja mais
Analgésico ''especializado'' invade farmácias

Remédios com o mesmo princípio ativo se multiplicam em produtos específicos para cada tipo de dor, ...

Veja mais