Dia de jogo da seleção brasileira é dia de comércio parado. Essa é uma das explicações do presidente da Federação de Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, Sérgio Alexandre Medeiros, para o resultado tímido das vendas de junho. De acordo com levantamento da instituição, houve uma redução de 1,85% nas vendas do mês em comparação com o mesmo período de 2009.
Na comparação com maio de 2010, o tombo foi maior: retração de 6,7%, de acordo com a entidade. Para Medeiros, maio teve um excelente resultado, com crescimento de 4,5% em relação a 2010, o que dificultou a base de comparação. Além do Dia das Mães, considerado o segundo Natal para o comércio, o resultado de maio pode ter sido influenciado por um fenômeno de compra antecipada para a Copa. "As vendas de televisores e equipamentos eletrônicos foram antecipadas pelo consumidor", avalia Medeiros.
Além dos quatro dias de jogos do Brasil - que surtiram efeito de paralisação no comércio varejista - Medeiros diz que o clima não ajudou nas vendas de vestuário. Além da Copa, o Dia dos Namorados não ajudou a aumentar os resultados de junho. Segundo pesquisa da Fecomercio catarinense, 49% dos 1,1 mil empresários entrevistados em Florianópolis, Blumenau, Joinville e Lages disseram que o faturamento foi pior ou igual no comparativo com 2009. Na capital do Estado, os setores que registraram piora de vendas no mês em comparação com 2009 foram o eletrônico (21,4%), ótica (39,3%), vestuário (35,3%), floricultura (53,8%) e salão de beleza (32,7%).
Veículo: Valor Econômico