Em SC, Copa derruba faturamento

Leia em 1min 20s

Dia de jogo da seleção brasileira é dia de comércio parado. Essa é uma das explicações do presidente da Federação de Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Catarina, Sérgio Alexandre Medeiros, para o resultado tímido das vendas de junho. De acordo com levantamento da instituição, houve uma redução de 1,85% nas vendas do mês em comparação com o mesmo período de 2009.

 

Na comparação com maio de 2010, o tombo foi maior: retração de 6,7%, de acordo com a entidade. Para Medeiros, maio teve um excelente resultado, com crescimento de 4,5% em relação a 2010, o que dificultou a base de comparação. Além do Dia das Mães, considerado o segundo Natal para o comércio, o resultado de maio pode ter sido influenciado por um fenômeno de compra antecipada para a Copa. "As vendas de televisores e equipamentos eletrônicos foram antecipadas pelo consumidor", avalia Medeiros.

 

Além dos quatro dias de jogos do Brasil - que surtiram efeito de paralisação no comércio varejista - Medeiros diz que o clima não ajudou nas vendas de vestuário. Além da Copa, o Dia dos Namorados não ajudou a aumentar os resultados de junho. Segundo pesquisa da Fecomercio catarinense, 49% dos 1,1 mil empresários entrevistados em Florianópolis, Blumenau, Joinville e Lages disseram que o faturamento foi pior ou igual no comparativo com 2009. Na capital do Estado, os setores que registraram piora de vendas no mês em comparação com 2009 foram o eletrônico (21,4%), ótica (39,3%), vestuário (35,3%), floricultura (53,8%) e salão de beleza (32,7%).
 

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Picadilly investe em crianças e em Miami

Há 55 anos fabricando calçados femininos para o público adulto, a Picadilly está apostando n...

Veja mais
Caramuru se volta para o mercado interno

Estratégia: Negócios com biodiesel ganham força na empresa, que também vai investir na marca...

Veja mais
São João impulsiona comércio nordestino

No Nordeste, a percepção é de que o volume de vendas do comércio subiu em junho, graç...

Veja mais
Distribuição foi cautelosa e preveniu encalhe

O canal de distribuição manteve uma linha mais preventiva com relação ao período p&oa...

Veja mais
Estrelas turbinam marcas em até 30%

Mundo da publicidade movimentou R$ 30 bilhões em 2009, ancorado na imagem e no rastro de famosos vivos e mortos ...

Veja mais
Aqui, gigantes não entram

Aproveitando a expansão da renda dos brasileiros, redes de porte pequeno e médio resistem à presen&...

Veja mais
A Panvel prefere crescer devagar e sempre

A compra da Drogão pela Drogaria São Paulo, que deu origem à maior rede de farmácias do Bras...

Veja mais
Empresas terão de rever sistema de ponto a partir de 21 de agosto

Uma determinação do MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) está tirando o sono dos empres&aa...

Veja mais
Importação de têxteis cresce 60%

A produção têxtil brasileira cresce na ordem de 11% mas a importação cresce 60%, segun...

Veja mais