Franquias estão de olho nos novos postos de gasolina

Leia em 1min 30s

Com a expansão do segmento de postos de combustível, em que redes de distribuição -como Ipiranga, Shell, Petrobras, e Esso, entre outras- disputam regionalmente espaços para implementar novas unidades e consequentemente, lojas de conveniência, grandes redes do ramo de fast-food que atuam no mercado brasileiro, como Bob's, Spoleto, e Casa do Pão de Queijo, entre outras, aproveitam a proximidade do público para alavancar negócios. Afora elas, outras empresas da área de serviços -como a de venda de pacotes turísticos CVC, a Americanas Express e a 5 à Sec- também miram no segmento.

 

Segundo informações da Associação Brasileira de Franchising do Rio de Janeiro, os postos de combustível realizam 2,5 bilhões de operações de abastecimento por ano, com faturamento de mais de R$ 162 bilhões. Quando esses estabelecimentos passam a agregar em seu espaço lojas de conveniência, o resultado pode ser entre 15% e 30% maior.

 

Além das lojas das próprias distribuidoras de combustíveis -como a BR Mania, da Petrobras, e a AM/PM, da Ipiranga-, a associação com marcas famosas parece agradar tanto os donos das lojas e os consumidores quanto o proprietário do posto.

 

Criado na década de 1920, nos Estados Unidos, o conceito de loja de conveniência foi rapidamente aceito pelo consumidor, que se sentiu atraído pela facilidade de encontrar produtos em horários e espaços que não os do varejo tradicional.

 

Hoje, no Brasil, há cerca de 6 mil lojas desse tipo, o equivalente a presença em 17% dos postos do País, percentual que deve crescer rapidamente ao se considerarem os investimentos que estão sendo feitos no canal.

 


Veículo: DCI

 


Veja também

Transporte rodoviário prevê crescer 10% no segundo semestre

O setor de transporte rodoviário de carga, que pretende obter crescimento superior a 10% neste segundo semestre d...

Veja mais
Casas Bahia inaugura nova Central de Relacionamento

Para oferecer atendimento mais personalizado aos clientes, a Casas Bahia inaugurou esta semana mais uma unidade da centr...

Veja mais
Redes preveem incremento de até 23% nos negócios

As redes varejistas mineiras preveem alta de até 23% nas vendas dos últimos quatro meses deste ano ante o ...

Veja mais
Vendas na Expoagas 2010 atingem a marca de R$ 255 milhões

Crescimento foi de 9% em relação ao ano passado, segundo a Agas   As indústrias de limpeza, ...

Veja mais
TV de tela grande lidera vendas no país

Queda de 20% nos preços fez aparelhos de 40 e 42 polegadas ultrapassarem as vendas de TVs de 32 polegadas  ...

Veja mais
Assaí investe R$ 30 mi em lojas

O Grupo Pão de Açúcar investiu R$ 30 milhões na implantação de três loja...

Veja mais
Festival de flores

O mercado brasileiro de flores e plantas ornamentais deve crescer 13% neste ano na comparação com 2009. O ...

Veja mais
Umidificador vira peça rara nas lojas

Para amenizar o desconforto causado pela baixa umidade, que ontem atingiu 14% na capital, muitas pessoas recorrem aos um...

Veja mais
Procura por umidificadores de ar cresce até 150% em farmácias

A procura por umidificadores de ambientes disparou na cidade de São Paulo. Ontem, os aparelhos que amenizam os in...

Veja mais