Vendas na Expoagas 2010 atingem a marca de R$ 255 milhões

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Crescimento foi de 9% em relação ao ano passado, segundo a Agas

 

As indústrias de limpeza, higiene e beleza chegaram mais agressivas na Expoagas 2010. Os dois setores se destacaram, apresentando lançamentos e promoções, e atraindo muitos clientes para negociações nos estandes da feira, que encerrou as atividades nesta quinta-feira no Centro de Eventos da Fiergs em Porto Alegre. Cerca de 90 segmentos participaram do evento de negócios. As vendas chegaram perto das expectativas do setor supermercadista, que previa crescimento de 10% em relação a 2009. O faturamento das 320 indústrias fornecedoras participantes alcançou cerca de R$ 255 milhões nos três dias, representando expansão de 9%, se comparado à edição do ano passado.

 

"Ainda não computamos as vendas do pós-feira, que sem dúvida serão muito superiores", ressalta Antônio Cesa Longo, presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). O que impulsionou o incremento deste ano foi o número de lojas do varejo participantes - um total de 3.768. "A participação de supermercadistas de 18 países da América Latina, que realizaram negócios na feira - inclusive com contratos de exportação de produtos - e a presença de empresários do setor vindos de todos os estados brasileiros motivaram os expositores para continuarem conosco em 2011", comemora o presidente da Agas.

 

Cerca de 72% dos estandes da Expoagas foram de empresas gaúchas. "Isso nos dá a certeza de que estes valores ficarão no Estado, serão revertidos em investimentos, em aumento de mão de obra, e, com certeza, em melhorias de remuneração salarial para os trabalhadores gaúchos", avalia o dirigente.

 

Nos próximos dias, o consumidor já deverá encontrar nas gôndolas dos supermercados e do varejo em geral os diferenciais apresentados no evento. "Provavelmente já teremos alguma coisa na próxima semana, o restante estará nas prateleiras em no máximo 30 dias", garante Longo. Ele destaca que o principal objetivo da feira é oportunizar a qualificação de toda a cadeia, através de cursos e palestras promovidos pelo evento.

 

O setor encerrou os trabalhos com otimismo em relação às vendas de final de ano, com expectativa de crescimento de 8% em relação a 2009, e se preparando para o Natal com incremento dos negócios projetado entre 5 a 6%. A perspectiva gira em torno do fato de que os supermercados têm avançado na linha de não alimentos, agregando novos produtos nos pontos de vendas. "Sem dúvida, os supermercados são reconhecidos pela possibilidade de pequenos presentes e facilidades de pagamento", afirma o presidente da Agas.

 

Diversidade e criatividade são garantia para obter bons negócios

 

As vendas por empresa expositora na Expoagas alcançaram uma média de R$ 796 mil neste ano. Conforme o presidente da Agas, Antônio Cesa Longo, mais de 38 mil pessoas visitaram o evento. Neste ano, além dos supermercados, participaram empresários das áreas de padarias, lojas de conveniências, bares, restaurantes, hotéis e farmácias. Ao todo, 800 companhias fora do segmento de supermercado tiveram a oportunidade de apresentar produtos e negociar com os compradores.

 

Dentre os expositores do segmento de limpeza, que liderou o ranking de vendas na feira, a Girandosol obteve crescimento de 40% em relação ao ano passado. "Foi uma grata surpresa, pois tínhamos a expectativa de crescer 25%", diz Gilmar José Borcheid, diretor comercial da fabricante de detergentes e sabões. Além do mix de produtos, a diversidade, os lançamentos e o aquecimento da economia impulsionaram as negociações. "A ascensão das classes C e D faz com que nossos clientes tenham mais coragem de investir no segmento."

 

Prestes a completar 20 anos em 2011, a Girandosol é responsável por cinco das famílias de produtos de limpeza mais vendidas no Estado e está entre as cinco marcas mais comercializadas no País. Em 2010 o faturamento da gaúcha deve chegar em R$ 100 milhões, crescimento de 15% em relação ao ano passado.

 

Outro setor que teve grande procura na Expoagas foi o de perecíveis e padarias. A criatividade dos empresários garantiu o diferencial das expositoras. Aldo Pizzo, gerente comercial da Pan Fácil Congelados, afirma que se surpreendeu com as vendas. "O mercadista está bem receptivo a novas ideias e projetos, estamos muito satisfeitos com os resultados", diz, acrescentando que a equipe de expositores não deu conta de atender a todos os clientes que passaram no estande. A marca apresentou linhas de folhados, croissants, produtos de confeitarias e pão congelado, que vem ganhando espaço no mercado. As vendas cresceram cerca de 20% neste ano.

 


Veículo: Jornal do Comércio - RS


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