Tempo seco eleva qualidade da alcachofra

Leia em 2min 10s

Boa safra e preços altos animam produtores de Piedade, região aonde a flor está em plena colheita

 

Mais uma semana de tempo seco e ensolarado no Estado, caracterizando uma das estiagens mais intensas da última década. A umidade no solo continua em queda, ficando em 55% do total no sul e sudeste, sendo que as regiões de Iguape e Itapeva são as mais favorecidas. Em Franca, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Votuporanga, São Carlos, Garça, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Barretos e São José do Rio Pardo o total de água disponível não passa dos 5%, agravado pelas elevadas temperaturas que acentuam a demanda hídrica diária. A média das temperaturas máximas em Jaboticabal ficou em 33,5 graus e, em Presidente Prudente e Votuporanga, 35 graus.

 

Em Itapeva, Taquarivaí e Capão Bonito as reservas de água no solo favorecem pomares de citros. Os frutos têm bom aspecto, estão doces e com coloração acentuada. Com tempo seco e quente, a colheita da laranja é antecipada e segue em ritmo acelerado, sobretudo a das frutas tardias dos municípios do noroeste e norte paulista. A colheita está sendo feita antes do tempo para evitar perdas decorrentes do tempo seco. O prolongamento da estiagem pode causar estresse nas plantas e atrasar a florada da próxima safra, que está condicionada à retomada das chuvas.

 

Nos cafezais de São José do Rio Pardo, Espírito Santo do Pinhal e Garça, a colheita está intensa, com boas condições para secagem do produto. Entretanto, a baixa umidade do solo preocupa os produtores em relação à próxima safra.

 

Nos canaviais de Ourinhos, Araçatuba e Ribeirão Preto, a colheita está em ritmo acelerado. Os usineiros estão atentos ao clima, torcendo para que a estiagem chegue ao fim, preocupados com a cana-de-açúcar plantada este ano.

 

Hortaliças. Em Itapeva e Piedade os produtores de tomate também estão à espera da chuva e aproveitam para transplantar as mudas dos tomateiros irrigados. Prossegue a colheita da cebola em São José do Rio Pardo e Monte Alto. O tempo seco favorece a cura do bulbo na lavoura, o que vai fazer com que o produto tenha qualidade e durabilidade para o armazenamento.

 

A batata de Vargem Grande do Sul está sendo colhida agora e já começa também o período de plantio da safra das águas. Em Piedade, o tempo seco favorece a colheita da alcachofra. Com o clima favorável durante o desenvolvimento e a produção da flor, a qualidade e os preços são bem melhores do que os da safra passada.

 


Veículo: O Estado de S.Paulo


Veja também

Tempo seco triplica vendas de climatizadores

Indústria e varejo estão se dando bem com o clima seco, que vem afetando a população de v&aa...

Veja mais
Denominação de origem para arroz do RS

Grãos: Cereal cultivado em 12 cidades do litoral norte gaúcho obteve reconhecimento do INPI e pode se valo...

Veja mais
Roupa deve ficar mais cara no fim do ano

Aumento da cotação do algodão pressiona custos e grifes buscam alternativas para segurar preç...

Veja mais
Na cola da cola

Para se fortalecer no mercado escolar, a Henkel, por meio da cola Pritt, faz uma parceria comercial com a edding, que fa...

Veja mais
Abundância dourada

Primeiro disseram que tem poucas calorias. Depois, que pode ser usada em receitas quentes. Agora, que é um ingred...

Veja mais
Fabricantes de televisores entram na era dos apps

Uma iniciativa para tentar controlar como os aplicativos de internet são criados para televisores promete ganhar ...

Veja mais
Chocolate com sotaque mineiro

No sul de Minas Gerais, grupo CRM, da marca Kopenhagen, prepara expansão     Em meio a um pasto s...

Veja mais
Venda de sorvete crescerá 15% no ano

Ainda é inverno, mas as fabricantes de sorvete já planejam a produção para o verão, q...

Veja mais
Trigo: quebra na Rússia afeta preços

Preços dos produtos derivados do grão tiveram alta de 7% a 13%, dependendo da empresa.   A quebra d...

Veja mais