Boa safra e preços altos animam produtores de Piedade, região aonde a flor está em plena colheita
Mais uma semana de tempo seco e ensolarado no Estado, caracterizando uma das estiagens mais intensas da última década. A umidade no solo continua em queda, ficando em 55% do total no sul e sudeste, sendo que as regiões de Iguape e Itapeva são as mais favorecidas. Em Franca, Ilha Solteira, Presidente Prudente, Votuporanga, São Carlos, Garça, Ribeirão Preto, Jaboticabal, Barretos e São José do Rio Pardo o total de água disponível não passa dos 5%, agravado pelas elevadas temperaturas que acentuam a demanda hídrica diária. A média das temperaturas máximas em Jaboticabal ficou em 33,5 graus e, em Presidente Prudente e Votuporanga, 35 graus.
Em Itapeva, Taquarivaí e Capão Bonito as reservas de água no solo favorecem pomares de citros. Os frutos têm bom aspecto, estão doces e com coloração acentuada. Com tempo seco e quente, a colheita da laranja é antecipada e segue em ritmo acelerado, sobretudo a das frutas tardias dos municípios do noroeste e norte paulista. A colheita está sendo feita antes do tempo para evitar perdas decorrentes do tempo seco. O prolongamento da estiagem pode causar estresse nas plantas e atrasar a florada da próxima safra, que está condicionada à retomada das chuvas.
Nos cafezais de São José do Rio Pardo, Espírito Santo do Pinhal e Garça, a colheita está intensa, com boas condições para secagem do produto. Entretanto, a baixa umidade do solo preocupa os produtores em relação à próxima safra.
Nos canaviais de Ourinhos, Araçatuba e Ribeirão Preto, a colheita está em ritmo acelerado. Os usineiros estão atentos ao clima, torcendo para que a estiagem chegue ao fim, preocupados com a cana-de-açúcar plantada este ano.
Hortaliças. Em Itapeva e Piedade os produtores de tomate também estão à espera da chuva e aproveitam para transplantar as mudas dos tomateiros irrigados. Prossegue a colheita da cebola em São José do Rio Pardo e Monte Alto. O tempo seco favorece a cura do bulbo na lavoura, o que vai fazer com que o produto tenha qualidade e durabilidade para o armazenamento.
A batata de Vargem Grande do Sul está sendo colhida agora e já começa também o período de plantio da safra das águas. Em Piedade, o tempo seco favorece a colheita da alcachofra. Com o clima favorável durante o desenvolvimento e a produção da flor, a qualidade e os preços são bem melhores do que os da safra passada.
Veículo: O Estado de S.Paulo