Fabricantes de televisores entram na era dos apps

Leia em 4min 20s

Uma iniciativa para tentar controlar como os aplicativos de internet são criados para televisores promete ganhar fôlego esta semana, com um plano da Samsung Electronics Co. para incentivar produtores de software a usar a tecnologia dela para criação e distribuição desses aplicativos.

 

A gigante sul-coreana dos eletrônicos, maior fabricante de televisores do mundo, realiza hoje um evento no Vale do Silício para tentar atrair mais interessados a sua "app store", em que donos de televisores e aparelhos de Blu-ray da Samsung podem baixar pequenos programas que vão de jogos a aplicativos que permitem acesso pelo televisor a vídeos e rádios da internet. O esforço da Samsung para atrair a criatividade das empresas de tecnologia e entretenimento ressalta como a febre dos aplicativos, impulsionada pela Apple Inc. no mercado de celulares, entra numa nova fase e começa a se expandir para a sala de estar.

 

"É uma verdadeira guerra para definir quem vai controlar os sistemas operacionais para televisores", diz James McQuivey, analista da Forrester Research.

 

O Google Inc. também quer conquistar seu espaço na sala de estar, com uma tecnologia chamada Google TV, baseada no seu sistema operacional para celulares Android, que promete permitir às pessoas buscar vídeos na internet e também rodar aplicativos junto com os programas de televisão. A Sony Corp. é uma das parceiras que já anunciaram que vão equipar seus aparelhos com a Google TV.

 

A Apple, por sua vez, já vende uma caixa chamada Apple TV, e a expectativa geral é de que ela a modifique para rodar aplicativos. A empresa pode divulgar mais detalhes sobre isso num evento que realiza amanhã em San Francisco.

 

Nos últimos anos, os fabricantes passaram a instalar em alguns televisores e aparelhos de Blu-ray recursos que permitem conectá-los diretamente à internet. A Forrester calcula que 19% dos televisores de alta definição vendidos este ano contarão com o recurso, contra 5% ano passado.

 

Os primeiros aplicativos a se popularizar nesses aparelhos da Samsung e outros fabricantes são os programas para "streaming", ou acesso instantâneo, do serviço americano de filmes por assinatura Netflix Inc. e do popular site de rádio Pandora Media Inc., que transmite músicas de acordo com o gosto do ouvinte. Kyungshik Lee, diretor da divisão de monitores da Samsung, diz que a empresa considera a criação de uma biblioteca de aplicativos de alta qualidade uma maneira de diferenciar seus eletrônicos dos produtos concorrentes.

 

Lee disse que esse é um dos motivos por que a Samsung decidiu enfatizar suas próprias loja e ferramentas de desenvolvimento, em vez de apenas usar um serviço como o do Yahoo Inc. - com aplicativos que o Yahoo chama de widgets -, que ela começou a oferecer em seus televisores ano passado. Lee disse esperar que o evento de hoje incentive programadores a criar mais aplicativos, especialmente os que permitem acesso a vídeos da internet, um recurso que ele prevê que se tornará popular.

 

Tim Westergren, fundador e diretor de estratégia da Pandora, diz que a inclusão do app da empresa em aparelhos eletrônicos tem se popularizado porque as pessoas gostam de ouvir música em seus próprios aparelhos de som, em vez de no alto-falante do computador. Ele diz que metade do público que usa o Pandora nos eletrônicos da Samsung é novo no site.

 

Westergren, que deve dar uma palestra no evento da Samsung, diz que a vantagem de empresas de tecnologia como a Apple e o Google é que elas já produzem software, o que atrai os programadores, mas a Samsung é importante demais na sala de estar para ser ignorada. "É óbvio que eles ainda têm um certo atraso a tirar", diz Westergren. "Só não acho que alguém deva apostar contra uma empresa com tamanha presença."

 

A Samsung respondeu por 19,5% dos televisores de tela fina vendidos no mundo no segundo trimestre, à frente da LG Electronics, que tem 13,6% do mercado, e da Sony, com 11%, segundo a DisplaySearch.

 

Mesmo assim, o principal motivo para as pessoas comprarem televisores é para receber conteúdo de fontes tradicionais como cabo ou satélite, em vez de por meio de aplicativos da internet. Isso pode mudar com o tempo se a Samsung e outras empresas conseguirem atrair mais fontes importantes de vídeo para criar aplicativos que distribuam esse conteúdo pela internet.

 

Ken Lowe, vice-presidente e co-fundador da Vizio Inc., uma fabricante de Irvine, Califórnia, que oferece para seus aparelhos aplicativos do serviço Connected TV, do Yahoo, diz que a televisão "está se transformando num portal de entretenimento". Ele acredita que os aplicativos que permitem assistir a vídeos da internet na televisão serão particularmente interessantes para os mais jovens, habituados a assistir a vídeos na internet.

 

"Acho que é um desafio para todo os métodos tradicionais e existentes de receber entretenimento", diz Lowe. "É um mercado em mutação."

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Na cola da cola

Para se fortalecer no mercado escolar, a Henkel, por meio da cola Pritt, faz uma parceria comercial com a edding, que fa...

Veja mais
Abundância dourada

Primeiro disseram que tem poucas calorias. Depois, que pode ser usada em receitas quentes. Agora, que é um ingred...

Veja mais
Chocolate com sotaque mineiro

No sul de Minas Gerais, grupo CRM, da marca Kopenhagen, prepara expansão     Em meio a um pasto s...

Veja mais
Venda de sorvete crescerá 15% no ano

Ainda é inverno, mas as fabricantes de sorvete já planejam a produção para o verão, q...

Veja mais
Trigo: quebra na Rússia afeta preços

Preços dos produtos derivados do grão tiveram alta de 7% a 13%, dependendo da empresa.   A quebra d...

Veja mais
Produtos importados devem ter alta de 15%

Valorização do real e menor preço das mercadorias levam empresários a comprar mais para o Na...

Veja mais
Sabonete Líquido com Glitter

A Keu’s Cosméticos, empresa com mais de 22 anos no mercado, acaba de lançar a primeira linha de Sabo...

Veja mais
Q’Lar lança família de produtos para louças desenvolvida pela Design Inverso

Linhas convencional e Economic complementam catálogo da Dupar.   A Q’Lar, marca de domissanit&aacu...

Veja mais
Basf dá um salto na cadeia produtiva para crescer no País

A Basf planeja avançar um elo da cadeia produtiva para crescer no Brasil. A gigante alemã, a maior empresa...

Veja mais