O Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo (Ipem-SP) anunciou que fará nesta segunda-feira (13) uma ação chamada "Operação Sorriso", para fiscalizar itens de higiene bucal e material odontológico. O objetivo da ação é verificar se a quantidade do conteúdo é a mesma indicada na embalagem.
Segundo o Ipem-SP serão examinados 90 lotes de produtos como fio dental, antisséptico bucal, álcool gel e sabonete antisséptico, algodão, gaze, analgésicos e anti-inflamatórios líquidos, dentre outros, nos laboratórios do Ipem nas cidades de São Paulo, Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São Carlos, São José dos Campos e São José do Rio Preto.
Os representantes das empresas fiscalizadas serão convidados a presenciar os exames. A imprensa também poderá acompanhar o trabalho nos laboratórios da capital e do interior.
Caso seja detectada alguma irregularidade nas embalagens dos produtos, o fabricante do produto será autuado e terá dez dias para apresentar defesa ao Departamento de Análise e Gestão de Processos do Ipem-SP, que definirá a multa, cujo valor varia de R$ 100 a R$ 50 mil, sendo dobrado na reincidência. Se o comerciante não apresentar nota fiscal do produto, ele assume a total responsabilidade por possíveis erros.
Veículo: DCI