Walmart busca terrenos para lojas menores nos EUA

Leia em 2min 10s

O Walmart prepara-se para uma investida no segmento de lojas de conveniência em áreas urbanas dos Estados Unidos, como Chicago e Los Angeles, dentro de seus esforços para revitalizar o crescimento em seu mercado doméstico.

 

Corretores imobiliários dizem que o Walmart começou a procurar locais para lojas pequenas em várias áreas urbanas americanas, incluindo Sacramento, a área da baía de San Francisco no norte da Califórnia, Reno e Detroit, entre outras cidades.

 

"Eles procuraram propriedades com 1,9 mil m2 a 4,6 mil m2 no verão" [do hemisfério Norte], disse um corretor de imóveis que trabalha no norte da Califórnia.

 

Garrick Brown, vice-presidente de análise da Colliers International, afirmou que a varejista estava procurando prédios já existentes e que as "conversas" de corretores sugerem que a varejista estava avaliando muitos imóveis por todo o país. "Vai ser [um projeto] imenso", afirmou.

 

Bill Simon, executivo-chefe do Walmart nos Estados Unidos, disse que os planos de expansão, a serem apresentados em outubro, incluirão lojas de conveniência similares às que a rede opera no México e em outros países da América Latina.

 

Ao falar sobre os planos da varejista para entrar no mercado de Chicago, aprovados pela prefeitura no terceiro trimestre, Simon disse que o projeto do Walmart para abrir mais de 20 lojas inclui "uma combinação sadia" de seus "supercenters" com lojas pequenas. Também destacou que modelo será repetido nas demais cidades. "Vocês vão nos ver adotando a abordagem de Chicago em outras cidades", afirmou.

 

O formato convencional "Walmart Supercenter", que continua sendo o mais rentável da rede varejista, tem em média 17,2 mil m2, onde são vendidos alimentos e outras mercadorias. O grupo Walmart vem testando lojas com pouco mais de 900 m2 no Arizona, sob a bandeira Marketside by Walmart, e de 1,85 mil m2, com a marca Neighborhood Market, que também incluem farmácia. A rede varejista ainda desenvolve versões menores do "supercenters", com área de 7,4 mil m2.

 

Simon destacou a experiência do Walmart com lojas menores na América Latina, onde opera as lojas Bodega Aurrerá, com 370 m2 [localizadas no México]. "Nosso grupo na América Latina opera com os formatos pequenos muito bem e com muita rentabilidade e vamos replicar, pegar emprestado e aprender com eles o mais rápido que pudermos", afirmou.

 

As ambições do Walmart com os formatos menores nos Estados Unidos abrirão uma nova frente de concorrência em sua disputa com supermercados tradicionais como o Kroger e o Safeway. (Tradução de Sabino Ahumada)

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Nestlé usa táticas dos emergentes na Europa em crise

A Nestlé está introduzindo parte das técnicas de vendas e de embalagens especiais instituída...

Veja mais
Extra no Dia das Crianças

A rede de supermercados Extra, do grupo Pão de Açúcar, prevê crescimento de 20% nas vendas no...

Veja mais
LG projeta vendas de TV

A LG Electronics projeta vender 40 milhões de aparelhos de TV de tela plana em 2011, informou a companhia durante...

Veja mais
Brasil deve ampliar compra de algodão dos EUA

O mercado aguarda o arrefecimento dos preços do algodão para fechar novas importações. At&ea...

Veja mais
Estoques em baixa puxam aumento do feijão

O preço da saca do feijão dobrou na última semana em algumas regiões da Bahia. Em Ribeira do...

Veja mais
A moda embala a indústria

Beleza é fundamental. Seguindo esse mandamento, grandes empresas contratam estilistas para renovar seus produtos ...

Veja mais
Uma doce união

Há um ano a fabricante de sucos WOW! e a de adoçantes Gold Nutrition uniram suas operações. ...

Veja mais
Vilma prevê um crescimento de 10%

Encomendas típicas do fim de ano elevam expectativas de alta do faturamento no segundo semestre.    A...

Veja mais
Walmart estuda lojas menores nos EUA para revitalizar crescimento

O Walmart está se preparando para criar pequenas lojas de conveniência em mercados urbanos como Chicago e L...

Veja mais