Nestlé usa táticas dos emergentes na Europa em crise

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A Nestlé está introduzindo parte das técnicas de vendas e de embalagens especiais instituídas nos mercados em desenvolvimento para impulsionar as vendas nas economias abaladas da Europa.

 

A companhia está reforçando os seus negócios nas enfraquecidas Grécia, Espanha e Irlanda por meio de inovações de mercado inicialmente desenvolvidas em países como Tailândia e Rússia para familiarizar consumidores menos abastados com suas marcas.

 

Nessas regiões, o grupo vende muitos de seus produtos mais conhecidos, como o café Nescafé, em embalagens menores ou em refis. A meta é criar familiaridade e lealdade em relação à marca em meio a um grupo mais amplo de consumidores do que meramente nas classes média e alta.

 

Conhecidos no jargão do setor como Produtos Posicionados Popularmente (PPP), eles foram lançados inicialmente na Ásia e em partes da América do Sul, mas atualmente estão sendo vendidos na Europa, pois os consumidores se tornaram mais sensíveis a preços, segundo Laurent Freixe, responsável pela Europa na Nestlé.

 

"Se examinarmos a Espanha ou a Grécia, os consumidores se tornaram muito mais conscientes a respeito de preços. Isso representa um desafio para as marcas. O PPP também é válido para os mercados da Europa Ocidental", disse, em entrevista ao "Financial Times".

 

Uma das medidas adotadas pela Nestlé na Espanha, por exemplo, foi vender suas novas 'bolsas' para cozinhar - embalagens de celofane que evitam aderência de gorduras ao forno e que vêm pré-embaladas com temperos e molho - por unidade, por menos de € 1 (US$ 1,31) cada uma. O conceito foi desenvolvido na Rússia.

 

"Temos algumas boas iniciativas na Espanha, que nos renderam resultados. Não acredito que muitos concorrentes estejam crescendo na Espanha", disse.

 

Outras iniciativas incluem adaptar produtos às necessidades de nichos, como jovens, aposentados ou imigrantes. A Nestlé aumentou sua gama de produtos "halal" (abate de carne segundo a lei islâmica) para atrair compradores muçulmanos.

 

Freixe observou, porém, que a Espanha em particular é um enigma. Apesar de muitos consumidores terem se tornado mais conscientes a respeito de custo, o país continuou sendo um dos principais mercados da Nestlé para produtos de alta qualidade.

 

Veículo: Valor Econômico


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