O otimismo dos empresários do comércio quanto às vendas para o Dia da Criança deste ano atingiu o maior nível em seis anos, de acordo com a pesquisa divulgada ontem pela empresa de análise de crédito Serasa Experian. Foram entrevistados 1.007 executivos do varejo para a pesquisa, e 57% dizem esperar um faturamento maior, na comparação com 2009. Esta é a maior proporção desde 2005, quando se iniciou o estudo.
Para o setor varejista, 65% das vendas serão de brinquedos; outros 10% serão de jogos eletrônicos; o celular deve responder por 7% das vendas; aparelhos eletrônicos, 5%; computadores e impressoras, 4%. Apenas 3% serão de roupas, sapatos e acessórios. Chocolates e doces devem responder por 2% das vendas. DVDs, CDs e livros são 1%. No ano passado, 68% das vendas foram de brinquedos e DVDs.
Segundo a Serasa Experian, o varejo vem preparando suas promoções para o Dia da Criança, baseado principalmente no parcelamento dos presentes. Como há maior endividamento e inadimplência em alta, o alongamento de prazos será alternativa para reduzir o valor das prestações e impulsionar as vendas.
Os números apontam ainda que 49% das vendas serão à vista e 51%, a prazo. Ano passado a relação era de 52% à vista e 48% a prazo. As vendas à vista, por sua vez, serão compostas por: 39% em dinheiro; 24%, cartão de crédito; 18%, cartão de débito; 17%, cheque; 2%, cartão da própria loja; e 1%, outras formas.
Considerando todas as datas comemorativas do varejo em 2010, o Dia da Criança representa a terceira maior parcela de empresários otimistas (57%), ficando atrás apenas do Dia das Mães (60%) e da Páscoa (58%).
Veículo: DCI