Harald prevê crescer 20% com demanda maior por chocolate

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O crescimento da economia do País é um sinal particularmente bom para Ernesto Ary Neugebauer, presidente de uma das maiores fabricantes de chocolate industrial do Brasil: a Harald, que fornece chocolate e coberturas a gigantes do varejo, como Bauducco, Kibon e McDonald's, aposta na fórmula segundo a qual "o crescimento do consumo de chocolate é proporcional ao crescimento do PIB per capita de um país" e está investindo R$ 70 milhões numa nova fábrica para acompanhar este momento. Ao mesmo tempo, o ritmo do mercado de chocolate atrai investimentos na fabricação de equipamentos industriais para o setor.

 

"A nova fábrica da Harald vai ajudar a ampliar a capacidade de produção e assim conseguiremos um ganho em market share", explica Neugebauer. A companhia, que deve faturar R$ 440 milhões este ano, detém 27% do mercado de chocolates e 65% do de coberturas. O crescimento esperado em 2011 é de 20%, ainda sem a nova planta na cidade de Cajamar (Grande São Paulo), que deve entrar em operação em 2012. A empresa vem de um crescimento de 25% no faturamento sobre os R$ 350 milhões de 2009.

 

Além da nova fábrica, construída com recursos próprios, a Harald deve buscar financiamento até o ano que vem para a aquisição de outra empresa do setor. "Já temos três empresas em vista, mas o valor investido vai depender da opção de financiamento que fizermos", afirma Neugebauer. A empresa deve decidir se buscará apoio de algum banco ou de um parceiro estratégico.

 

Atualmente a empresa produz 66 mil toneladas por ano e a expectativa é de passar das 100 mil toneladas em 2012. "A Harald está posicionada entre os dez maiores fabricantes de chocolate", explica o executivo principal da empresa que disputa um mercado bastante segmentado com a Cargill Chocolates, com a brasileira Garoto, e com a Nestlé, entre outras.

 

"O mercado pede para entrarmos no varejo, mas isso está fora da nossa estratégia", explica Neugebauer, para quem a disputa de espaço no varejo vai colocar a empresa em concorrência com alguns clientes, o que não é estratégico para a empresa.

 

Exportações

 

Da carteira de 7,5 mil clientes ativos, a Harald fornece produtos também para o mercado externo. Atualmente, a companhia atende a mais de 20 países, como EUA, Emirados Árabes e países da América Latina. As exportações atualmente representam 6% do faturamento da empresa sediada em Santana do Parnaíba, na Grande São Paulo.

 

Até o final deste ano, as vendas externas devem crescer aproximadamente 20%. Segundo Neugebauer, a empresa tem objetivos de dobrar a participação das exportações no faturamento, chegando à fatia de 12%.

 

Nos planos de ampliação da Harald também está presente a possibilidade de expansão da produção ao mercado externo. Segundo comunicado divulgado pela empresa, há claras intenções de implantar uma unidade em países como Colômbia e México. "Esses países têm grandes mercados para os nossos produtos", diz o presidente da companhia em comunicado.

 

Equipamentos

 

Apoiada nas boas expectativas do mercado nacional de alimentos - em destaque, o de chocolates-, a multinacional suíça Bühler, fabricante de equipamentos e máquinas industriais, está ampliando sua fábrica em Joinville (SC) para consolidar o Brasil como o mercado que mais cresce para a empresa no segmento de chocolate. "Os mercados da Europa e dos EUA estão saturados e o consumo per capita de chocolate não deve crescer nesses locais", afirma Edi Boller, diretor mundial do segmento de Chocolates da Bühler.

 

Apesar de não revelar os investimentos na ampliação da fábrica, Boller afirma que o crescimento esperado a partir da entrada em operação, em 2011, é de acima dos 10% projetados para este ano. A taxa de crescimento global da companhia é de 6%, segundo o executivo. A receita global da empresa, que tem 14 fábricas ao redor do mundo, é de US$ 1,7 bilhões. O foco da expansão da planta no sul do País é a atuação nos setores de alimentação e ração animal.

 

"Apesar de sermos uma empresa da Suíça, apenas 5% das nossas operações estão no nosso país-sede", afirma Boller. Os negócios da Bühler atingem 140 países, segundo o executivo.

 

No mercado nacional, a Bühler fornece equipamentos para moagem e beneficiamento de grãos, cervejarias, padarias industriais, chocolate - em que tem 65% de market share - e ração animal. A operação brasileira da companhia representa 50% do total de vendas sul-americanas.

 

Veículo: DCI


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