Fleischmann vai além do fermento e investe em sobremesas

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A Fleischmann, marca conhecida no País pela produção de fermento, pretende aumentar sua participação no segmento de sobremesas. Hoje, a unidade de negócios dedicada a sobremesas é responsável por 20% do faturamento da companhia AB Brasil, que pertence à gigante inglesa de bens de consumo Associated British Foods (ABF), com faturamento global de US$ 17 bilhões.

 

Com investimento de cerca de R$ 1 milhão em desenvolvimento da marca de gelatinas e de aproximadamente R$ 8 milhões na ampliação da fábrica de Pederneiras (SP) - para atender a estocagem e distribuição dos novos produtos -, a companhia espera crescer 12% na categoria Sobremesas e em um ano abocanhar 5% do mercado, hoje nas mãos da concorrente e líder do segmento, Kraft Foods, com a marca Royal.

 

Atualmente, as empresas são concorrentes, mas no passado a Fleischmann já fizeram parte da Kraft. Em 2004, a empresa foi comprada pelo grupo inglês ABF. Até então a multinacional inglesa estava presente no Brasil indiretamente, com algumas linhas de produtos.

 

Atualmente, de acordo com a gerente de Marketing da AB Brasil, Claudia Fores Bonan, o País é de referência nos negócios do grupo. "A área de negócios denominada Nova América, composta por México, Caribe e América Central, se reporta ao presidente da companhia aqui do Brasil", explica.

 

Novo mercado

 

De acordo com o gerente de Produto da AB Brasil, Henrique Franco, o novo segmento de gelatinas vem para completar a atuação da companhia no mercado de sobremesas. Dados da Nielsen apontam que o segmento comercializou no ano passado cerca de 9 bilhões de caixinhas de gelatina, com faturamento de R$ 290 milhões. "As gelatinas representam 90% da categoria Sobremesa no País", conta o gerente.

 

Como diferencial para ganhar da concorrência, Franco conta que as novas sobremesas possuem sucralose - substância utilizada como alternativa aos adoçantes artificiais, como a sacarina e o ciclamato. "Para isso licenciamos a marca Splenda, fabricante da sucralose, por um ano" diz. Segundo Franco, a produção inicial, toda ela terceirizada, será de 90 mil toneladas mensais.

 

Com três fábricas, a AB Brasil tem expectativa de fechar o ano fiscal que se encerra em agosto de 2011 com um faturamento de R$ 400 milhões.

 

Atualmente a empresa atua como fornecedora de misturas para a indústria, que representa 80% dos seus negócios no País.

 

Veículo: DCI


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