A gigante global de alimentos Kraft Foods precisa ampliar sua produção no Brasil. Segundo o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa para América Latina, Luiz Leanza, todos os segmentos onde a companhia atua estão apresentando forte crescimento. "Estamos ampliando a capacidade produtiva em todas as nossas plantas" diz. O executivo acrescenta ainda que "o crescimento no País tem demandado o aumento da produção".
Além dos aportes para ampliar a produção, a companhia acaba de investir cerca de R$ 10 milhões para entrar no segmento de biscoitos saudáveis. Hoje, a Kraft Foods já é líder no segmento com as marcas Club Social e Trakinas.
A nova linha, segundo a diretora de Marketing de Biscoitos da Kraft Brasil, Ana Ferrell, já é comercializada na Europa e em países da América Latina. "O desenvolvimento dos produtos foi feito na França. Foram idealizadas embalagens e gramaturas específicas para o Brasil" explica. A executiva afirma ainda que o País servirá de plataforma de negócios para o desenvolvimento da linha de biscoitos com cereais e a empresa projeta alcançar o mesmo sucesso da marca Club Social. "Esperamos que, dentro de dois anos, a marca já esteja consolidada" comenta.
A nova linha de produtos da multinacional norte-americana contará com fabricação 100% nacional e será centralizada na unidade fabril de Piracicaba (SP). A unidade é responsável pela produção de biscoitos da companhia e recebeu parte dos investimentos para adaptações e aquisição de novos equipamentos para produzir os biscoitos com a marca Belvita.
A nova linha será comercializada somente na Região Sul do Brasil este ano, mas há previsão de chegar ao sudeste em 2011. Já para o nordeste e para o norte, os planos da empresa são outros. "A princípio não trabalharemos o produto no nordeste. A prioridade da região é a nova unidade fabril em Vitória de Santo Antão (PE)" conta. A planta em construção, orçada em R$ 100 milhões, tem previsão de início das operações para o primeiro semestre de 2011 e responderá pela fabricação de bebidas em pó e chocolates.
De acordo com Leanza, as fábricas de Curitiba (PR), responsáveis pela fabricação de muitas categorias de produtos, receberão aportes para ampliação de suas linhas de produção e a fábrica de Bauru, fruto da aquisição da fabricante de doces e confeitos britânica Cadbury em fevereiro deste ano, também será expandida. A Kraft Foods Brasil faturou no ano passado R$ 4,6 bilhões.
Com o objetivo de evitar um déficit maior, que pode chegar a R$ 12 bilhões na balança comercial, presidente da Abimaq deve apresentar ao governo, na próxima semana, dados sobre a defasagem da indústria local.
Veículo: DCI