Produtor do Sul semeia arroz de olho no câmbio

Leia em 1min 30s

O produtor gaúcho de arroz já semeou 20% da área que será destinada ao produto nesta safra 2010/11. O clima é bom e o plantio avança, mas os produtores estão de olho no câmbio.

 

A valorização do real inibe exportações e facilita importações. Além disso, coloca o custo (em dólares) de produção dos brasileiros entre os maiores da América Latina.
Cálculos feitos pelo Irga (Instituto Rio Grandense do Arroz) apontam custos de US$ 2.200 por hectare no Sul, valor superior aos US$ 1.600 dos uruguaios e aos US$ 1.300 dos argentinos.

 

Maurício Fischer, presidente do Irga, diz que os custos são elevados também em reais. O custo de produção é de R$ 29 por saca e as vendas ocorrem próximas de R$ 26.

 

A valorização do real, além de retirar o produto brasileiro de mercados que o país vem conquistando nos últimos anos, permite a importação de produto até dos Estados Unidos, onde os custos de produção estão em US$ 1.300 por hectare, diz Fischer.
Os preços internacionais estão bons e o Brasil estaria competitivo se o dólar tivesse permanecido em R$ 1,80, analisa Fischer. Com isso, as exportações de fevereiro a setembro estão em 350 mil toneladas, mas as importações já somam 550 mil.

 

MAIOR PRODUTIVIDADE

 

O lado bom é que a produtividade é cada vez mais crescente. Com o constante acréscimo de tecnologia na produção, a produtividade média dos gaúchos está próxima de 7.000 quilos por hectares. A meta é chegar em breve a 8.000 quilos, diz o presidente da entidade.
As estimativas do Irga são de uma produção entre 7,5 milhões e 8 milhões de toneladas nesta safra. "Vai depender do clima."

 

Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

BNDES fecha acordo que garante fatia na Hypermarcas

DE BRASÍLIA - A Hypermarcas fechou um acordo com o BNDES que poderá levar o banco, por meio do BNDESPar, a...

Veja mais
Feijão dispara 35% e já custa R$ 4,20 na região

Em apenas uma semana o preço do feijão disparou 35% no Grande ABC. Na média, o quilo é encon...

Veja mais
Grupo francês Publicis compra 49% da agência brasileira Talent

Investimento. Chegada de sócio estrangeiro foi anunciada ontem pela manhã em Paris, sem que fosse informad...

Veja mais
Hypermarcas pretende captar R$ 1 bilhão

A Hypermarcas convocou Assembleia Geral Extraordinária para o próximo dia 22, onde pretende aprovar sua 1&...

Veja mais
Americanas tem duas novas lojas

A rede de produtos para o lar, roupas, acessórios, alimentos e eletrônicos Lojas Americanas inaugurou duas ...

Veja mais
Tip Top aumenta volume de peças importadas

A TDB, grupo do segmento têxtil que atua no mercado com a marca infantil Tip Top, pretende aumentar a importa&cced...

Veja mais
Nestlé pode arrendar maior unidade da Parmalat

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou ontem, por unanimidade e sem restrições...

Veja mais
Receita garantida sem Super Casas Bahia

Faturamento do grupo Nova Casas Bahia – que incorpora também o Ponto Frio – não será af...

Veja mais
A empresa e sua imagem

No Brasil ainda parece um tanto superficial a percepção de que a imagem institucional de uma organiza&cced...

Veja mais