O faturamento do comércio varejista ultrapassou R$ 8,3 bilhões em agosto, segundo a Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV e-Bit), realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), em parceria com a e-bit. As vendas do setor cresceram 5,6% em comparação ao mesmo mês de 2009 e, no ano, o faturamento real acumula alta de 5,4%.
De acordo com o assessor econômico da Fecomércio, Altamiro Carvalho, o nível das vendas deve permanecer aquecido até o fim de 2010. "Devemos fechar o ano com um aumento real das vendas ao redor de 6%, um número bastante expressivo, considerando-se a base alcançada em 2009", avalia Carvalho.
O principal responsável por este crescimento foi o setor de eletrodomésticos e eletroeletrônicos, que apresentou faturamento 32,9% superior ao do mesmo período do ano anterior. Segundo a PCCV e-bit, as vendas do setor superaram até mesmo as taxa de crescimento do comércio eletrônico, que durante o mesmo período teve um impulso de 18,1%.
Contudo, no acumulado de 2010, o comércio eletrônico ainda é o setor de maior faturamento, registrando elevação de 22,6% contra 19,9% do segmento de eletrodomésticos e eletroeletrônicos.
Veículo: DCI