Café: Regiões de produtos especiais querem autonomia em promoção e marketing

Leia em 1min 10s

Criada em 1991 para representar os cafés especiais produzidos no Brasil após o fim do Instituto Brasileiro do Café (IBC), a Associação brasileira de Cafés Especiais (BSCA) pode ter sua abrangência reduzida. Isso porque, associações regionais de produtores querem mais autonomia para divulgar e promover seus cafés especiais, valorizando as regiões em que são produzidos.

 

"Ninguém nega a importância que a BSCA teve, mas os tempos mudaram e a entidade já não consegue mais ter uma abrangência nacional", afirma Gabriel Afonso Mei Alves de Oliveira, da Associação de Cafés Especiais da Alta Mogiana (AMSC). Segundo ele, a região da alta mogiana, no interior paulista, está pleiteando o registro de identificação geográfica junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A expectativa é que p selo saia no início de 2011.

 

A BSCA reconhece que, de fato, não representa nenhuma região específica. "O Brasil é um país de muitos sabores e é legítimo que as regiões defendam seus cafés, mas alguém tem que segurar o cabo desse guarda-chuva", afirma Tulio Teixeira, presidente da BSCA, ao lembrar que a entidade tem associados de todas as regiões produtoras. Ele lembra que os recursos obtidos juntos à Apex são públicos e todas as associações regionais podem utilizar, participando das feiras onde a BSCA está presente.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Philip Morris lucra

A Philip Morris – fabricante do cigarro Marlboro – reportou lucro de US$ 1,822 bilhão no terceiro trime...

Veja mais
Picante

As vendas do molho de pimenta Tabasco no Brasil registraram um aumento de 40% no acumulado de janeiro a setembro deste a...

Veja mais
Empresas recorrem a rota aérea para logística de Jundiaí

Atraídas a Jundiaí por vantagens logísticas rodoviárias e ferroviárias para escoament...

Veja mais
Pão de Açúcar compra mais enfeites de Natal na Ásia

Um milhão e seiscentos mil enfeites natalinos estarão à venda nas lojas do Grupo Pão de A&cc...

Veja mais
A gaúcha Bibi foca no mercado doméstico

O empresário Marlin Kohlrausch, presidente da Calçados Bibi, fabricante gaúcha de Parobé, co...

Veja mais
Brahma pode dar adeus a camarote na Sapucaí

Ambev repensa a estratégia para o espaço no carnaval do Rio, criado há 20 anos e que se notabilizou...

Veja mais
TVs estão 17% mais baratas

A hora é boa para comprar televisores. Os preços caíram cerca de 17% na região metropolitana...

Veja mais
Algodão já tem 45% da safra comercializada

Na média do País, estima-se que 45% da safra de algodão que será cultivada a partir de novem...

Veja mais
Assaí abre unidade em Jaboatão

O Grupo Pão de Açúcar acaba de inaugurar mais uma unidade da rede Assaí em Pernambuco. A nov...

Veja mais