Colgate corta custos e lucro aumenta 4,9%

Leia em 1min 50s

O lucro líquido da americana Colgate-Palmolive aumentou 4,9% no terceiro trimestre, não obstante as flutuações cambiais terem reduzido a sua receita. A companhia gera quase dois terços das suas vendas fora dos Estados Unidos, portanto está especialmente exposta a mudanças na taxa de câmbio.

 

Ao anunciar seus resultados ontem, a companhia também assumiu uma visão cautelosa sobre os resultados do próximo ano, dizendo que elevará suas despesas com marketing para impulsionar as vendas.

 

Reduções de preços e promoções, semelhantes às que muitas outras fabricantes de bens de consumo adotaram para reter clientes, também corroeram a receita da Colgate. O executivo-chefe Ian Cook disse que o lucro da companhia aumentou porque ela cortou custos, mesmo tendo investido mais ao redor do mundo. "Esperamos que esse progresso se mantenha, o que é promissor para que a margem de lucro bruto aumente bem no ano", disse Cook, em comunicado à imprensa.

 

O lucro foi US$ 619 milhões, ou US$ 1,21 por ação, no trimestre encerrado em 30 de setembro, disse a companhia de Nova York. O resultado representa um aumento ante os US$ 590 milhões, ou US$ 1,12 por ação, obtidos no mesmo período no ano passado. A receita caiu mais de 1%, indo a US$ 3,94 bilhões.

 

Para o ano, a companhia espera que o lucro por ação aumente em dois dígitos percentuais. Mas projeta uma alta em torno de 5% no próximo ano, quando tem planos de vender mais produtos e aumentar a sua participação de mercado, anunciando mais.

 

Numa economia mundial debilitada, as fabricantes de bens de consumo precisam equilibrar a manutenção das margens de lucro com o aumento do gasto publicitário e promoções para estimular vendas. Tentam manter os preços para o consumidor em nível baixo o suficiente para incentivar compras, mas não tão baixo a ponto de prejudicar os lucros.

 

A companhia está investindo em uma nova campanha da pasta de dente Colgate Total. A parcela da empresa nas vendas mundiais de creme dental está em 44,2% e foi liderada por ganhos de mercado no Brasil, Índia, China, Venezuela, França, Grécia e Reino Unido.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Consumidor compra mais roupa no terceiro trimestre

Após um período com forte consumo de eletrodomésticos, móveis e carros, itens que tiveram se...

Veja mais
Preço ao produtor de leite tem alta discreta no Brasil

O preço médio pago em outubro pelo leite entregue pelos pecuaristas do país aos laticínios e...

Veja mais
Walmart revê plano de aquisição de US$ 4,6 bi na África

O grupo Walmart, maior varejista do mundo, está reconsiderando o plano de aquisição da rede Massmar...

Veja mais
Nestlé projeta alta de 5% em produção

O diretor da divisão agrícola da Nestlé S/A, Hans Jöhr, informou que a empresa projeta aumento...

Veja mais
Venda de genérico é recorde no país

Comércio cresce 32% e chega a R$ 1,7 bilhão no terceiro trimestre, impulsionado por produtos com pre&ccedi...

Veja mais
Cansado de ser executivo, Zottolo vira empresário

Paulo Zottolo, o controvertido ex-presidente da Philips do Brasil e uma das lideranças do falecido movimento "Can...

Veja mais
Preço do leite volta a subir em Santa Catarina e vai a R$ 0,582 por litro

Os preços praticados pelos laticínios de Santa Catarina na aquisição de leite cru estã...

Veja mais
Para Suzano, preço da celulose ficará estável

A Suzano Papel e Celulose divulgou lucro líquido de R$ 273 milhões no terceiro trimestre deste ano e proje...

Veja mais
Como preparar sua loja para o Natal

O fim do ano já está aí, lojas e revendas de todos os segmentos e tamanhos se preparam para a alta ...

Veja mais