O fim do ano já está aí, lojas e revendas de todos os segmentos e tamanhos se preparam para a alta movimentação esperada nesta época. Os comércios e os integradores podem aproveitar a demanda do mercado por presentes de Natal, já que inúmeras pessoas recebem o décimo terceiro salário que muito possivelmente será utilizado para incrementar as festividades do período.
Com o aquecimento econômico e a tendência do computador de se tornar um acessório de uso pessoal, a aposta do mercado é de que este seja o Natal mais conectado dos últimos anos. E o melhor para as vendas é que não se trata de conexão de um único computador, mas de um computador individual para cada integrante da família. A oferta de produtos está em crescimento, assim como a procura dos consumidores por computadores pessoais que ofereçam alto desempenho para realizar multitarefas, velocidade e conectividade. Este novo momento da computação pessoal junto ao otimismo natalino promete grande agitação para o canal e para o varejo em todo o Brasil.
Dentro de um estabelecimento comercial que oferece tecnologia, o maior ator das negociações é o atendimento especializado. Assumindo que tecnologia ainda é um produto que desafia o conhecimento do consumidor e o instiga a desvendá-lo, atendimento especializado é uma consultoria para oferecer as melhores soluções, de acordo com o perfil de cada cliente. Diferentes consumidores esperam distintas experiências de um computador ou de um acessório de informática, e é neste ponto que os estabelecimentos -revendas, integradores e varejistas- precisam se preparar para atuar como o melhor amigo do cliente, alinhando as necessidades dele às expectativas de compra. E quem está na comissão de frente deste comércio -vendedores e promotores- precisa ser capacitado com treinamentos sobre características do produto, como oferecê-lo e como preparar a loja para receber os convidados ilustres da festa.
Para preparar o seu estabelecimento para o aumento das vendas, algumas dicas são preciosas em relação a gerenciamento dos funcionários, atendimento, estoque e fachada. O mais importante é dar atenção a estes itens em harmonia. É importante usar a experiência dos Natais anteriores e as expectativas traçadas para o próximo para conciliar qualidade de atendimento, atratividade, preço, produtos e serviços:
1. Prepare a equipe tecnicamente para que ofereça as melhores soluções de acordo com as expectativas dos clientes. Tão importante quanto o preparo técnico é a capacitação em noções de marketing e vendas. O atendimento é um grande influenciador de decisão do consumidor, por isso vendedores e promotores que sorriem é um grande atrativo;
2. Volume não é diretamente proporcional a lucratividade. Dependendo do produto, ao vender dez unidades você pode ter a mesma lucratividade, ou até mais, que terá se vender mil de um produto de valor médio menor;
3. Mantenha um estoque maior no período, compatível com a previsão de vendas. Para isto, atente-se às previsões e tendências;
4. É o momento de ser mais criativo em vendas, em relacionamento com os clientes, exploração de técnicas de marketing e de merchandising, propagandas e promoções;
5. Pense em opções de mix de produtos conforme os itens mais procurados. Esteja preparado para atender a todos os perfis de consumidor e maximize suas vendas;
6. Atualize o site com todas as novidades e promoções natalinas. O comércio on-line está em pleno crescimento;
7. Lembre-se de reforçar a equipe e prever a logística;
8. Crie diferenciais nas formas de pagamento. A opção de parcelamento é um grande atrativo e descontos costumam fidelizar a clientela;
9. Concilie os prazos de pagamento das compras com o recebimento das vendas, negociando condições favoráveis;
10. Pergunte ao cliente se a venda foi feita de maneira correta e se ele está satisfeito.
Veículo: DCI