A produção de panetones de fabricação própria nacional, para este fim de ano, tem a capacidade de encher 155 campos de futebol, se colocados enfileirados - considerando que cada bolo natalino tenha 14 centímetros de largura e 500 gramas. Cada campo seria coberto por 38.571 panetones.
Essa estimativa corresponde, apenas, à fabricação mensurada pelo Grupo Pão de Açúcar e as redes com sedes no Grande ABC - a Coop (Cooperativa de Consumo) e a Padaria Brasileira. Juntas, os três fabricarão até dezembro cerca de 3.000 toneladas de panetones. Esse índice ainda é inferior se considerarmos todas as redes supermercadistas e padarias presentes no País.
Com preços bastantes competitivos (unidades de 500 gramas tradicionais - frutas ou de chocolate), entre R$ 4 e R$ 5, em média, as vendas de panetones de fabricação própria crescem 20% ao ano, segundo as redes consultadas. Papoula Ribeiro, gerente de desenvolvimento de padaria do Grupo Pão de Açúcar, diz que neste fim de ano serão produzidos 5 milhões de unidades, o que representa, aproximadamente, 2.500 toneladas, se considerarmos que todos sejam de 500 gramas. "Nos últimos cinco anos, as vendas de panetones de fabricação própria, apenas no fim de ano, cresceram em, aproximadamente, 20% (as redes vendem o item o ano todo)."
A Coop é responsável pela produção de 380 toneladas neste fim de ano, que teve início em setembro, com a primeira fornada - cerca de 20% a mais do que foi produzido em 2009 (330 toneladas). Ao ano, a fabricação própria cresce, em média, 12%. "Há dez anos fazemos o famoso bolo de Natal. As vendas são crescentes, já que os preços, se comparados com as marcas tradicionais, são mais em conta."
Já o Carrefour, comercializou 115 mil panetones de fabricação própria apenas em setembro, quando saiu a primeira fornada.
DIFERENCIAL - Além disso, supermercados e padarias apostam na inovação, com bolos de goiabada, trufados e com outros recheios. A Padaria Brasileira, com sede em Santo André, já iniciou a produção de quatro toneladas de panetones. Esse volume é 15% maior em relação a 2009. Segundo Antonio Henrique Afonso Júnior, um dos sócios, neste ano foram preparados dois lançamentos - panetones com goiabada e com chocolate e nozes.
O Walmart também reformulou as receitas dos bolos de Natal de fabricação própria. A rede está otimista em relação à categoria e prevê crescer 20% em relação ao ano passado durante a sazonalidade. O sortimento especial neste ano será composto por panetones de amsterdã frutas, por exemplo.
Veículo: Diário do Grande ABC