Varejistas produzem 3 mil toneladas de panetones

Leia em 2min 10s

A produção de panetones de fabricação própria nacional, para este fim de ano, tem a capacidade de encher 155 campos de futebol, se colocados enfileirados - considerando que cada bolo natalino tenha 14 centímetros de largura e 500 gramas. Cada campo seria coberto por 38.571 panetones.

 

Essa estimativa corresponde, apenas, à fabricação mensurada pelo Grupo Pão de Açúcar e as redes com sedes no Grande ABC - a Coop (Cooperativa de Consumo) e a Padaria Brasileira. Juntas, os três fabricarão até dezembro cerca de 3.000 toneladas de panetones. Esse índice ainda é inferior se considerarmos todas as redes supermercadistas e padarias presentes no País.

 

Com preços bastantes competitivos (unidades de 500 gramas tradicionais - frutas ou de chocolate), entre R$ 4 e R$ 5, em média, as vendas de panetones de fabricação própria crescem 20% ao ano, segundo as redes consultadas. Papoula Ribeiro, gerente de desenvolvimento de padaria do Grupo Pão de Açúcar, diz que neste fim de ano serão produzidos 5 milhões de unidades, o que representa, aproximadamente, 2.500 toneladas, se considerarmos que todos sejam de 500 gramas. "Nos últimos cinco anos, as vendas de panetones de fabricação própria, apenas no fim de ano, cresceram em, aproximadamente, 20% (as redes vendem o item o ano todo)."

 

A Coop é responsável pela produção de 380 toneladas neste fim de ano, que teve início em setembro, com a primeira fornada - cerca de 20% a mais do que foi produzido em 2009 (330 toneladas). Ao ano, a fabricação própria cresce, em média, 12%. "Há dez anos fazemos o famoso bolo de Natal. As vendas são crescentes, já que os preços, se comparados com as marcas tradicionais, são mais em conta."

 

Já o Carrefour, comercializou 115 mil panetones de fabricação própria apenas em setembro, quando saiu a primeira fornada.

 

DIFERENCIAL - Além disso, supermercados e padarias apostam na inovação, com bolos de goiabada, trufados e com outros recheios. A Padaria Brasileira, com sede em Santo André, já iniciou a produção de quatro toneladas de panetones. Esse volume é 15% maior em relação a 2009. Segundo Antonio Henrique Afonso Júnior, um dos sócios, neste ano foram preparados dois lançamentos - panetones com goiabada e com chocolate e nozes.

 

O Walmart também reformulou as receitas dos bolos de Natal de fabricação própria. A rede está otimista em relação à categoria e prevê crescer 20% em relação ao ano passado durante a sazonalidade. O sortimento especial neste ano será composto por panetones de amsterdã frutas, por exemplo.

 

Veículo: Diário do Grande ABC


Veja também

Problemas não tiram otimismo do setor têxtil

Apesar da competitividade dos produtos importados, do câmbio desfavorável e do aumento nos custos de produ&...

Veja mais
Indústria investe 1 milhão de euros para fabricar fraldas

Grandes fabricantes de fraldas apostam na expansão dos consumidores da classe C para alavancar suas vendas. Enqua...

Veja mais
Indústria de alimentos lidera fusões e aquisições

O setor de alimentos liderou o ranking de fusões e aquisições dentre as indústrias de bens d...

Veja mais
Fábricas de calçados aceleram produção

Com o mercado interno aquecido, as fábricas de calçados estão acelerando a produção p...

Veja mais
Produção global de café deve cair

As perspectivas que apontam para uma colheita menor que a inicialmente esperada no Brasil deverão levar à ...

Veja mais
Tecnologia pode ajudar exportações de palmito

Uma tecnologia que começa a ser utilizada na conservação do palmito pupunha in natura poderá...

Veja mais
Comércio popular já vende itens de Natal

Mal os brinquedos direcionados ao Dia das Crianças saíram do destaque nas praleiras das lojas, os enfeites...

Veja mais
Consumo de café no Brasil deve crescer 6%

O consumo de café no Brasil deverá fechar 2010 com um crescimento de 6%, que representa 19,5 milhõe...

Veja mais
Walmart prioriza videogames

O Walmart prevê dobrar as vendas de games no período das festas de fim de ano, com o lançamento Pro ...

Veja mais