O Brasil caiu de 3º para 7º lugar no ranking mundial de lançamento de novos produtos alimentícios, esfriando o setor de embalagens.
Durante a crise, o Brasil alcançou a terceira posição pois "os projetos já encaminhados tiveram continuidade" no país mesmo com a queda do comércio global, diz Fábio Mestriner, coordenador do Núcleo de Estudos da Embalagem da ESPM.
Em 2011, diz, o Brasil deve voltar a disputar a quarta posição com Alemanha e França, ficando atrás dos EUA, Japão e Reino Unido.
Os dados serão apresentados no seminário Sustentabilidade, Saúde e Alimentação, hoje e amanhã na ESPM.
NOVIDADES NA PRATELEIRA
2008
Foram 93.826 lançamentos de novos alimentos; o Brasil estava em 6º lugar
2009
Foram 101.235 lançamentos, com aumento de 7,9%; o Brasil estava em 3º lugar
2010
Foram 105.589 lançamentos de novos alimentos, aumento de 4,3%; o Brasil foi para o 7º lugar
Veículo: Folha de S.Paulo