Faltando menos de um mês para o final do ano, empresas de todos os cantos do país abrem vagas temporárias para atender a demanda das compras de Natal. E essa época é uma ótima oportunidade para aqueles que querem ingressar ou até mesmo retornar ao mercado de trabalho.
Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), cerca de 139 mil vagas para vendedores, balconistas, empacotadores, estoquistas, caixas, e até vagas em linha de produção em indústrias, já se encontram abertas e muitas já em processo de seleção. O período de trabalho para estes cargos gira em torno de 30 a 90 dias.
"É importante ressaltar que muitos profissionais contratados no regime temporário conquistam uma vaga efetiva na empresa e para isso, características como dinamismo, pró-atividade, dedicação e simpatia contam muito", disse Isabel Arias da Accor RH. "Esta época do ano é fundamental para reforçar o orçamento e ainda retornar ao mercado de trabalho", concluiu.
De qualquer forma, é importante que o contratante esteja atento a legislação, e por mais que seja uma contratação temporário, o funcionário tem direitos a remuneração equivalente à recebida pelos empregados efetivos da empresa.
As jornadas de trabalho devem ser de oito horas diárias. Para horas extras, comuns nessa época, a remuneração deve ser de 20% e não exceder mais que duas horas. Além disso, o funcionário temporário tem direito a registro na carteira, férias proporcionais ao tempo de trabalho, folga semanal, adicional noturno e seguro contra acidentes de trabalho. Outros direitos exigidos por lei são indenização por demissão sem justa causa ou término do contrato de trabalho que corresponde a um doze avos do pagamento recebido.
"Para estas vagas, muitas empresas não exigem experiência anterior, o que não significa que serão contratadas pessoas sem nenhum tipo de qualificação", pontuou Isabel Arias.
Na hora da entrevista, deve-se observar, a postura do candidato como, tranqüilidade, segurança e nível de conhecimento para a vaga em questão, assim o empregador tem a garantia de que o candidato está apto a atender sua clientela seguindo o perfil da empresa.
"Com isso, você pode garantir um emprego efetivo na empresa, basta se empenhar para se destacar entre as dezenas de funcionários temporários", finalizou.
Veículo: Diário do Comércio - MG