Monticiano e Bom Gosto confirmam união na Lácteos Brasil

Leia em 1min 30s

A Monticiano, empresa de lácteos da GP Investimentos, e o laticínio gaúcho Bom Gosto formalizaram hoje um acordo para criar a Lácteos Brasil S/A (LBR). O BNDES Participações (BNDESPar), acionista da Bom Gosto, fará um aporte de R$ 700 milhões na LBR, sendo R$ 450 milhões em aumento de capital e R$ 250 milhões via subscrição de debêntures conversíveis a serem emitidas pela LBR. Ao mesmo tempo, as ações da Bom Gosto serão incorporadas pela nova empresa.

 

Com a operação, o Monticiano terá uma fatia de 40,55% da nova empresa, enquanto o BNDESPar ficará com 30,28% e o Bom Gosto, com 26,3%. De acordo com fato relevante da Monticiano, "a efetivação dessa operação depende da implementação de certas condições precedentes".

 

Segundo o mesmo comunicado, a nova empresa terá faturamento anual de R$ 3 bilhões e capacidade de captação superior a 2 bilhões de litros de leite ao ano, além de ser a "primeira grande empresa nacional focada exclusivamente em produtos lácteos". Entre as marcas da companhia estão Parmalat, Paulista, Poços de Caldas e Glória. Com a combinação dos ativos, a LBR terá 30 unidades e cerca de 6,4 mil funcionários.

 

As conversas entre a Bom Gosto e a GP Investimentos começaram no fim do primeiro semestre, conforme noticiou o Valor em setembro. Em março, a Monticiano, que é dona da marca Leitbom, já havia formado um consórcio com a Laep Investments, controladora da Parmalat. No consórcio, a Laep aportou fábricas e marcas das empresas Glória e Ibituruna e recebeu ações ordinárias da Monticiano. O licenciamento da marca Parmalat também foi transferido para a Monticiano até 2017.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

Panvel e Nissei cruzam fronteiras no Sul do país

A rede de farmácias gaúcha Panvel, uma das maiores do país, abriu nesta semana as primeiras lojas n...

Veja mais
Rhodia aposta no setor de xampus e condicionadores

A Rhodia Novecare, que tem fábrica em Santo André, aposta no crescimento do mercado brasileiro de produtos...

Veja mais
Marcas fortes despertam interesse pela Sara Lee

Nos últimos cinco anos, a Sara Lee Corp., que já teve uma colcha de retalhos de marcas de consumo, estreit...

Veja mais
Eurofarma vai às compras no Chile e reforça expansão

Com aquisições, grupo projeta receita de R$ 1,4 bilhão neste ano e crescimento de 30% em 2011 &nbs...

Veja mais
L'Oréal cria esmalte no Rio e exporta a partir de SP

América Latina compra tons de azul, verde, amarelo e roxo   Os esmaltes para unhas em tons de amarelo, lar...

Veja mais
Mercado de publicidade dobra de tamanho em sete anos no Brasil

Expectativa é que investimento em anúncios cresça 20% em 2010   Deveria ser apenas um bom an...

Veja mais
Votorantim importa alumínio para conseguir atender demanda

Fabricante também faz aquisição da Metalex e estreia no segmento de reciclagem   Limitada no...

Veja mais
Uma nova safra de laranja em gestação

Em uma fazenda-modelo da Cutrale, clima e doenças guiam os trabalhos no ano-agrícola 2010/11   Para...

Veja mais
Extra muda horário e adota ação de Natal

Os Hipermercados Extra estão com novo horário de funcionamento, desde o começo da segunda quinzena ...

Veja mais