Quem está indo para os shoppings efetuar trocas de presentes de Natal está voltando para a casa com umas sacolas a mais graças às promoções dos lojistas, que chegam a oferecer até 70% na queima de estoque nesta época.
Passada a época festiva, é época de os lojistas renovarem seus estoques e darem cabo das mercadorias que não foram vendidas. Para os consumidores, é hora de voltar às lojas para trocar alguns presentes e aproveitar as pechinchas dos populares saldões de Natal, que costumam durar até o final da primeira quinzena de janeiro.
Um exemplo é a loja de roupas TNG, que está com 100 mil peças com descontos entre 10% e 70%. Segundo o o gerente da loja, Euclides Muniz, cerca de 70% das pessoas que entram na TNG levam mais alguma coisa também. "Este fim de ano está ótimo: estamos vendendo até 50% a mais do que no mesmo período do ano passado", explicou o porta voz. Atualemnte a marca possui um tíquete médio de R$ 107.
A rede de moda feminina Marisa segue a mesma linha e oferece descontos de até 50% em todas as suas 278 lojas físicas e na loja virtual. É uma boa pedida para quem busca novas peças básicas e casuais para o dia a dia. A liquidação "Grandes Remarcações" vai até o dia 9 de janeiro e traz peças a partir de 5,99 reais. Clientes dos cartões Marisa também terão algumas vantagens nesse período, podendo parcelar as compras em 10 vezes sem juros, com a primeira parcela para dali a 100 dias.
O Shopping Interlar Interlagos começará a realizar sua liquidação no dia 12 de janeiro que deve ir até o mesmo dia do mês seguinte na tradicional Liquidação Interqueima, a primeira grande oportunidade do ano para mobiliar e decorar a casa inteira. Com esse apelo, o shopping oferece a mais variada linha de produtos com descontos de até 60%.
Com a liquidação, há um incremento nas vendas de 12% em relação às vendas de igual período do ano passado. Segundo a superintendente, Carla Bordon Gomes, a expectativa é de que haja, também, um aumento de público de 15% em relação à mesma época de 2010.
"É uma ótima opção para o consumidor, que busca produtos de qualidade a preços competitivos e com os melhores prazos, e para o lojista, que espera obter um bom desempenho de vendas num período em que as pessoas estão à procura de melhores coisas para suas residências", ressalta Carla.
O Central Plaza Shopping localizado na capital paulista está desde o ano passado com descontos que variam de 10 a 50%, dependendo do lojista.
Já o Shopping Butantã terá sua liquidação oficial, a tradicional Vapt Vupt, na primeira quinzena de fevereiro.
Formas de pagamento
As varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, ambas do Grupo Pão de Açúcar (GPA) começaram sua liquidação no dia 26 de dezembro e manterão as promoções enquanto durarem os estoques. Todas as linhas de produtos estão com descontos de até 70% e condições especiais de pagamento. Quem possui cartão de crédito da própria rede pode parcelar a compra em até 24 vezes. Os cartões das demais bandeiras permitem o parcelamento em até dez vezes sem juros.
Nas Lojas Americanas brinquedos, eletrônicos, eletrodomésticos, artigos de informática, perfumaria, bonbonnière, utilidades domésticas, CDs, DVDs e lingerie estão em liquidação até amanhã. Os descontos vão até 60% e as compras de mais de 99 reais podem ser parceladas em até oito vezes sem juros no Cartão Americanas e em seis vezes sem juros nos demais cartões de crédito. Alguns itens, no entanto, têm descontos válidos apenas até o dia 2, como o Playstation 2, que passou de 449 para 399 reais, ou o colchão Prestige de casal, que foi de 99 para 59,99 reais.
A liquidação se estende à Americanas.com, onde um televisor de plasma de 50 polegadas caiu de 4.399 para 2.999 reais, por exemplo, e sem data para terminar.
Mercado
As vendas de Natal nos shoppings do Brasil entre o dia 1º e 23 de dezembro subiram 13% neste ano se comparadas às do mesmo período do ano passado. De acordo com a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), que divulgou o dado nesta sexta-feira (24), este foi o melhor Natal dos últimos dez anos. No acumulado de janeiro a dezembro, as vendas expandiram 12%.
O segmento que mais cresceu em 2010 foi o de perfumaria e cosméticos, com aumento de vendas de 14% sobre os dados registrados em 2009, e, durante o período de Natal, as vendas nominais foram até 17% maiores em relação ao Natal do ano passado. "O Brasil é o segundo país do mundo em consumo desse item; este é um dado muito importante para todos nós", afirma o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun.
Veículo: DCI