Indústria têxtil elege União Europeia e Marrocos como mercados prioritários

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Na briga com o crescente volume de importação no mercado interno, a indústria têxtil brasileira inicia o ano com uma agenda de negociações voltada às exportações. Segundo o diretor do programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (TexBrasil), Rafael Cervone, o acordo entre o Mercosul e a União Europeia é de extrema importância para o País. "As negociações estão avançadas, com previsão de conclusão em julho", afirma o executivo. As exportações brasileiras em 2010 atingiram cerca de US$ 460 milhões por meio do TexBrasil.

 

De acordo com Cervone, outro alvo da indústria têxtil brasileira em 2011, que espera crescer 10% nas transações externas, será o Marrocos, por ser um grande produtor de jeans, já que o Brasil se destaca na produção do denim. "As negociações entre o Mercosul e Marrocos têm previsão de serem concluídas ainda este primeiro semestre", explica o diretor da entidade.

 

O Programa de Exportação da Indústria da Moda Brasileira (TexBrasil) foi desenvolvido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), em 2010 e mais de 1.200 empresas do setor participaram do programa. Segundo Cervone, o projeto possibilitou o acordo direto entre dez empresas internacionais e cerca de 72 mil contatos externos de empresas brasileiras do setor.

 

"O fortalecimento da imagem e a promoção da moda brasileira no exterior estão entre os principais objetivos do programa, que conta com diversos produtos e serviços para atender as mais diversas demandas das empresas no exterior", afirma Cervone.

 

Para possibilitar crescimento das exportações e da indústria em geral, os investimentos em 2010 ultrapassaram R$ 1 bilhão. O executivo do Texbrasil conta que o programa impulsiona ativamente negociações de acordos internacionais com o objetivo de criar melhores condições, facilitar e desonerar o acesso dos produtos brasileiros nos principais mercados mundiais, além de negociar a suspensão de barreiras não tarifárias sobre artigos têxteis e confeccionados.

 

"Entre as ações de inteligência comercial estão a reunião e análise de dados e estatísticas a respeito de novos destinos para exportação, identificação de oportunidades internacionais e tendências mundiais do setor, o que contribui para aumentar a competitividade global das empresas nacionais", explica Cervone.

 

Cadeia

 

Segundo a Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o faturamento da cadeia do setor e do vestuário atingiu no ano de 2010 US$ 50 bilhões. A entidade informa ainda que no primeiro quadrimestre do ano passado a produção de têxteis e confecções cresceu mais de 12% na comparação com igual período de 2009. Já a balança comercial do setor têxtil e de confecções encerrou o primeiro semestre de 2010 com um déficit de US$ 1,578 bilhão. O rombo no saldo comercial é 62,4% foi maior que o registrado em igual período do ano anterior, quando o déficit atingiu US$ 971,6 milhões. A associação pretende divulgar o balanço completo do setor no primeiro trimestre deste ano.

 

Veículo: DCI


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