Supermercados batem recorde de vendas

Leia em 2min 30s

Cenários: Fim de ano foi o melhor da década para varejo de alimentos paulista

 

Com vendas em volume 11,2% maiores que as de dezembro do ano passado, esse foi o melhor fim de ano da década, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). "Todas as faixas econômicas compraram muito", diz Orlando Morando, vice-presidente e diretor de comunicação da associação, que representa 1,5 mil associados, somando 2,6 mil lojas, com faturamento de R$ 54,7 bilhões por ano - 31% do movimento nacional.

 

Um dos maiores destaques foi o bacalhau. "Diante da alta de preço das carnes e com o dólar em baixa, o consumidor adotou o bacalhau em sua tradição de fim de ano", diz Morando. No Grupo Pão de Açúcaras vendas do produto trazido de Portugal e da Noruega aumentaram 30% em comparação com o mesmo período de 2009.

 

Em faturamento, segundo a Apas, houve uma evolução de 8% em relação ao total de dezembro de 2009. "Muitos alimentos subiram de preço. Mas por outro lado, o consumidor tem agora mais opções de marcas, de fabricantes, de produtos importados e até de marcas próprias, o que ajuda na hora da escolha do item com melhor relação entre custo e benefício", diz Morando.

 

Na Pandurata Alimentos, dona das marcas Bauducco - líder de mercado - e Visconti, o Natal também foi o melhor dos últimos anos. A projeção era chegar a 58 milhões de unidades vendidas. "Mas chegamos perto de 59 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano passado", diz Paulo Cardamone, diretor de marketing da companhia. O crescimento, segundo ele, foi uniforme em todas as regiões do país. "Onde já existia o hábito de comer panetone, o consumo aumentou e onde não havia muita tradição, houve a entrada de muita gente nova na categoria", afirma ele.

 

Além disso, aconteceu uma certa migração de consumidores para produtos mais sofisticados. "A marca Bauducco [carro-chefe da companhia], cresceu acima dos 17%. Isso quer dizer que muita gente passou de outras marcas para a nossa", diz Cardamone. "Fora isso, um dos itens que mais cresceram em vendas foram nossos produtos mais 'premium', como os panetones de 750 gramas e o Chocotone Edição Especial", afirma. Este último tinha preço médio de R$ 12,89 a unidade de 550 gramas, enquanto a versão tradicional, com recheio de frutas, custava R$ 10,29 a unidade de 500 gramas.

 

Nas lojas do grupo Pão de Açúcar, a expectativa de vender 20% mais panetone do que o ano passado foi alcançada, informou a companhia.

 

Não houve falta de produtos, segundo a Apas. "Todos os varejistas se prepararam muito bem para as festas. Ainda há algum estoque de carnes e panetones nas lojas, que atende consumidores que gostam de comprar no final do período comemorativo", diz Morando.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Pão de Açúcar abre drogaria com conceito de "botica" no Rio

De olho no mercado de fármacos, o grupo Pão de Açúcar inaugura sua primeira drogaria sob o c...

Veja mais
Varejo inicia ‘guerra’ das liquidações

Redes oferecem até 80% de desconto em eletrônicos, vestuário e móveis e parcelamento de 18 me...

Veja mais
Indústria têxtil elege União Europeia e Marrocos como mercados prioritários

Na briga com o crescente volume de importação no mercado interno, a indústria têxtil brasilei...

Veja mais
Para conhecer e entender a sua clientela, o melhor é ouvir

Sempre acreditei na necessidade de termos uma venda multicanal, ou seja, estar onde e quando o cliente desejar.   ...

Veja mais
Varejo também comete erros de abordagem

Por perceber o potencial das classes C, D e E, as empresa do varejo são apontadas como as que melhor dialogam com...

Veja mais
Agência pesquisa "radar" de emergentes

Publicitários dizem que classe C não gosta do que parece "chique" e "para rico" ou que tenha linguagem dif...

Veja mais
Amazônia e NE livres de taxa adicional ao frete

O governo federal prorrogou até 2015 a isenção de "adicional ao frete para renovação ...

Veja mais
Botica do Pão de Açúcar

A quinta drogaria com a bandeira Pão de Açúcarfoi inaugurada no bairro de Ingá, em Niter&oac...

Veja mais
Homens movimentam mercado de beleza na China

A L'Oréal é a líder de cremes para a pele no mercado chinês graças às vendas do...

Veja mais