Cenários: Fim de ano foi o melhor da década para varejo de alimentos paulista
Com vendas em volume 11,2% maiores que as de dezembro do ano passado, esse foi o melhor fim de ano da década, segundo dados da Associação Paulista de Supermercados (Apas). "Todas as faixas econômicas compraram muito", diz Orlando Morando, vice-presidente e diretor de comunicação da associação, que representa 1,5 mil associados, somando 2,6 mil lojas, com faturamento de R$ 54,7 bilhões por ano - 31% do movimento nacional.
Um dos maiores destaques foi o bacalhau. "Diante da alta de preço das carnes e com o dólar em baixa, o consumidor adotou o bacalhau em sua tradição de fim de ano", diz Morando. No Grupo Pão de Açúcaras vendas do produto trazido de Portugal e da Noruega aumentaram 30% em comparação com o mesmo período de 2009.
Em faturamento, segundo a Apas, houve uma evolução de 8% em relação ao total de dezembro de 2009. "Muitos alimentos subiram de preço. Mas por outro lado, o consumidor tem agora mais opções de marcas, de fabricantes, de produtos importados e até de marcas próprias, o que ajuda na hora da escolha do item com melhor relação entre custo e benefício", diz Morando.
Na Pandurata Alimentos, dona das marcas Bauducco - líder de mercado - e Visconti, o Natal também foi o melhor dos últimos anos. A projeção era chegar a 58 milhões de unidades vendidas. "Mas chegamos perto de 59 milhões, um aumento de 17% em relação ao ano passado", diz Paulo Cardamone, diretor de marketing da companhia. O crescimento, segundo ele, foi uniforme em todas as regiões do país. "Onde já existia o hábito de comer panetone, o consumo aumentou e onde não havia muita tradição, houve a entrada de muita gente nova na categoria", afirma ele.
Além disso, aconteceu uma certa migração de consumidores para produtos mais sofisticados. "A marca Bauducco [carro-chefe da companhia], cresceu acima dos 17%. Isso quer dizer que muita gente passou de outras marcas para a nossa", diz Cardamone. "Fora isso, um dos itens que mais cresceram em vendas foram nossos produtos mais 'premium', como os panetones de 750 gramas e o Chocotone Edição Especial", afirma. Este último tinha preço médio de R$ 12,89 a unidade de 550 gramas, enquanto a versão tradicional, com recheio de frutas, custava R$ 10,29 a unidade de 500 gramas.
Nas lojas do grupo Pão de Açúcar, a expectativa de vender 20% mais panetone do que o ano passado foi alcançada, informou a companhia.
Não houve falta de produtos, segundo a Apas. "Todos os varejistas se prepararam muito bem para as festas. Ainda há algum estoque de carnes e panetones nas lojas, que atende consumidores que gostam de comprar no final do período comemorativo", diz Morando.
Veículo: Valor Econômico