Produção de leite no Brasil carece de planejamento e inovação tecnológica

Leia em 2min 10s

A produção leiteira no Brasil é uma atividade predominantemente extrativista. Ela está baseada na exploração dos fatores de produção, como terra, animais, forragens e mão de obra.

 

Apesar das muitas alternativas tecnológicas validadas e disponíveis, poucas são incorporadas ao processo produtivo pela falta de conhecimento, de orientação ou por impossibilidade financeira.

 

Para que haja a especialização da atividade, é necessária a incorporação de técnicas que possibilitem o aumento da produção e da produtividade, seja por meio de área, animal ou homem.

 

O efeito esperado é o aumento na renda, apesar do maior custo operacional.
Ainda que haja mais dispêndio, os investimentos feitos de forma planejada e coerente trarão impactos positivos ao faturamento e ao lucro.

 

Os investimentos têm de ser feitos, basicamente, em fertilidade do solo, melhoramento de pastagens, genética animal e alimentação.
O produtor deve ter à sua disposição tecnologia viável e acessível, além de ser bem orientado para desenvolver um planejamento adequado à sua situação.

 

Por isso, o papel da pesquisa e da extensão rural é de fundamental importância.
Um erro recorrente é o investimento em fatores que não refletirão, necessariamente, em aumento direto na produção de leite, como construções (sala de ordenha e de leite, depósito e áreas com cochos cobertos), máquinas agrícolas, resfriador e ordenhadeira mecânica.

 

Sem dúvida, esses fatores melhoram a qualidade do leite e devem ser implementados na ocasião oportuna. Mas, em um primeiro momento, haverá comprometimento do fluxo de caixa e da lucratividade.

 

EFICIÊNCIA

 

O bom planejamento indica que os investimentos devem ser dimensionados de acordo com a produção.


A ordenha mecanizada só se torna viável a partir de 250 litros de leite por dia. O ponto de equilíbrio na relação produção/homem é de 400 litros.
Produzir com a máxima eficiência e o menor custo é o objetivo dos que se dedicam à pecuária leiteira.

 

O produtor é tomador de preços, tanto na aquisição dos insumos quanto na venda do seu produto. O grande desafio, portanto, é produzir mais com o custo por litro mais baixo possível.

 

É preciso lembrar que as margens são pequenas e que o real valorizado favorece a entrada de produtos importados.
Cautela, estratégia e recursos humanos bem treinados são a chave do sucesso de toda atividade econômica, mas imprescindíveis quando se fala em produção de leite.

 


Veículo: Folha de S.Paulo


Veja também

Eletroeletrônicos são destaque em promoções de SP

Na estratégia de liquidação das grandes redes de varejo da capital, os eletroeletrônicos ganh...

Veja mais
Impostos e varejo pulverizado barram megaliquidações

Apesar de descontos de até 80% nas lojas após Natal, não há ação coordenada co...

Veja mais
Safra de uva 15% maior

A safra de uvas 2010-2011, no Rio Grande do Sul, se não houver nenhuma mudança climática desfavor&a...

Veja mais
Para ter mais volume, Walmart elimina promoções

O consumidor que visitar as lojas do Walmarta partir de hoje pode estranhar a ausência das típicas cartolin...

Veja mais
Fabricantes de calçados começam janeiro com toda produção vendida

Favorecidas pela manutenção da forte demanda no mercado interno, as indústrias calçadistas e...

Veja mais
Safra de caju tem maior quebra em 20 anos

Frutas: Concentrada no Nordeste, produção da fruta poderá ser 50% menor em 2010/11; castanha e suco...

Veja mais
Walmart lança ação de redução de preços

Os clientes da rede Walmart não precisarão mais correr atrás de ofertas pontuais. Esta é a p...

Veja mais
Emater-MG prevê boas perspectivas para o café

Cafeicultura passa por período favorável em relação a preços.   O ano come&cce...

Veja mais
Azeite Gallo conquista selo de qualidade da Sociedade Brasileira de Cardiologia

Marca portuguesa é a primeira do setor a cumprir as exigências da SBC para ostentar o "Selo de Qualidade" n...

Veja mais