Polo de calçado se articula para enfrentar chineses

Leia em 2min 40s

O polo calçadista de Nova Serrana, na região Centro-Oeste de Minas, se articula para enfrentar a concorrência dos importados, sobretudo asiáticos, que se beneficiam do baixo valor do dólar para retirar mercado dos produtos nacionais. A presença de produtos chineses já é encarada como uma realidade definitiva e não como uma situação pontual motivada pela questão cambial.

 

A estratégia a ser adotada pelo setor será a de acelerar o ciclo produtivo para que o lançamento e distribuição dos calçados sejam uma vantagem competitiva frente aos importados.

 

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (Sebrae-MG) está realizando, em parceria com o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão m Logística (Nipelog), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), um diagnóstico das questões logísticas e produtivas das fábricas de calçados de Nova Serrana.

 

O analista do Sebrae-MG, Leonardo Mol, explicou que o objetivo é identificar os gargalos logísticos e implementar melhorias nos processos. "A ideia é criar uma moda rápida, com inovação atrás de inovação e distribuição ágil dos produtos. Se não dá para competir com os importados no preço, é preciso ser melhor no design dos produtos e fazer com que eles cheguem mais rápido aos clientes".

 

Segundo Mol, atualmente o trabalho está na fase de entrevista com os fabricantes e a expectativa é que o diagnóstico esteja pronto até o fim do próximo mês. Essa primeira etapa demandou cerca de R$ 100 mil, mas a partir do diagnóstico devem ser feitos novos investimentos. "Com o resultado em mãos vamos saber onde é preciso investir e qual deverá ser o montante de recursos", disse.

 

A estratégia dos calçadistas de Nova Serrana é a de acelerar o ciclo produtivo
Logística - Ele explica que problemas de logística podem gerar perdas significativas no faturamento e que a solução não se resume a melhorar as questões de transporte para escoamento da produção.

 

"Esse é apenas um dos pontos. Logística envolve desde a compra de matéria-prima, passando pela armazenagem, produção até o envio para o consumidor final. A proposta é agilizar todas essas etapas para aumentar não apenas o faturamento dos produtores como a competitividade dos produtos".

 

O impacto dos artigos chineses no setor, segundo Mol, é difícil de ser medido. Para ele, a informalidade das negociações torna complicado o trabalho de mapeamento desses produtos. " uma questão complicada. Mesmo o governo taxando importação de calçados, a matéria-prima vem da China e o produto acaba sendo montado aqui".

 

Em Nova Serrana, o Sebrae-MG atua em parceria com o Sindicato Intermunicipal da Indústria do Calçado de Nova Serrana (Sindinova) e com o governo de Minas desde 2007 para ampliar a participação do polo calçadista no mercado nacional e internacional.

 

Atualmente, o polo calçadista de Nova Serrana produz cerca de 450 mil pares por dia. A expectativa é que com a nova dinâmica de trabalho a ser implementada a produção possa crescer até 50%.

 


Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Estrangeiras da moda se expandem pelo País

Atraídas pelo mercado consumidor emergente, companhias que comercializam vestuário nos Estados Unidos e na...

Veja mais
Aspen Pharma investe para expandir atuação local e global

O grupo sul-africano Aspen Pharma acaba de comprar o laboratório australiano Sigma, por US$ 860 milhões. S...

Veja mais
Varejistas temem recuo dos itens importados

O varejo têxtil brasileiro terá sérios problemas se forem adotadas medidas de contençã...

Veja mais
As bolhas do bilhão

O empresário Daniel de Jesus começou vendendo xampus baratos. Hoje, comanda a empresa de cosméticos...

Veja mais
Demanda faz linha ecológica crescer na Bombril

Objetivo é levar os produtos Ecobril a representarem 5% do faturamento com itens de limpeza em 2012  A pedi...

Veja mais
Onofre investe na classe C e D para ampliar público em 2011

A ascensão da periferia aguçou o apetite das redes de drogaria, que, depois da ida das grandes varejistas ...

Veja mais
Ano deve ser de mais altas para o leite no país

Preço médio em 2010 foi 8,3% superior ao do ano anterior; demanda e custos sustentam valorizaç&atil...

Veja mais
Vendas de artigos de Carnaval deslancham

Fantasias de Alice no País das Maravilhas, de Lady Gaga e da presidente Dilma Rousseff tem sido muito procuradas....

Veja mais
Expansão mineira

Os supermercados mineiros fecharam o ano de 2010 com crescimento de 8,15% no faturamento, segundo o Termômetro de ...

Veja mais