A Panasonic planeja cortar mais custos para competir com rivais sul-coreanos incluindo a Samsung depois que a forte competição de preços em televisores e o iene valorizado pressionou o lucro do grupo no trimestre.
Custos mais altos com matérias-primas também contribuíram para a queda de 5,6% no lucro do terceiro trimestre fiscal, minimizando o efeito positivo do programa de incentivo do governo japonês durante a temporada de compras de fim de ano.
A Panasonic, quarta maior fabricante mundial de televisores depois de Samsung, LG Electronics e Sony, está enfrentando dificuldades para ganhar terreno nos mercados de smartphones e computadores tablet, dominados por Apple.
"A partir de outubro em diante, enfrentamos substanciais quedas de preços [de televisores] no mundo todo com a competição com Samsung e LG", disse Makoto Uenoyama, diretor da fabricante.
A Panasonic teve lucro operacional de 95,36 bilhões de ienes (US$ 1,17 bilhão) no trimestre de outubro a dezembro, abaixo do ganho de 109,1 bilhões de ienes previsto em média por seis analistas consultados pela Thomson Reuters I/B/E/S.
Uenoyama afirmou que a companhia adotou medidas no mês passado para cortar custos de produção de novas TVs por meio de uso de sistema de produção modular em fábricas da Ásia e uso de mais componentes produzidos no continente.
Veículo: Valor Econômico