Páscoa anima fabricantes

Leia em 3min 30s

Comemorada mais tarde neste ano, a data trará várias novidades em termos de ovos e doces especiais – alguns em tiragem limitada. 

 

A Páscoa acontecerá mais tarde neste ano, em 24 de abril. Mas a data já movimenta a economia no País, com elevada produção de ovos de chocolate e contratação de profissionais temporários para atender ao aumento da demanda.

 

Segundo  informações da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), cerca de 500 mil toneladas de chocolate são produzidas por ano no Brasil (dados de 2009). O País já é o quarto maior mercado consumidor do mundo, perdendo apenas para Estados Unidos, Alemanha e Reino Unido.

 

Em 2011, na Top Cau – fabricante de bombons, tabletes, miniovos e ovos de Páscoa com brindes –, a produção aumentará 10% em relação a igual período de 2010. De acordo com a gerente de produção Patrícia Onakado, o trabalho começou mais cedo neste ano, em relação a 2010. "Estamos trabalhando a todo vapor. Produzimos, em média, 100 mil ovos todos os dias. Isso dá uma média de aproximadamente 600 mil ovos por semana."

 

As empresas do setor ainda fazem segredo sobre as novidades, mas garantem que as condições de produção e armazenamento dos produtos melhoram com a Páscoa acontecendo mais tarde. É o caso da Maria Brigadeiro, especializada na fabricação do doce típico brasileiro. "Estamos muito otimistas com a data este ano. Quando faz calor, o nível de perdas aumenta. Sem contar que as pessoas preferem consumir doces em temperaturas mais amenas", afirmou a sócia e doceira Juliana Motter.

 

Nesse caso, o calor prejudica mais porque os doces são feitos com chocolate puro, sem adição de gordura hidrogenada – que costuma ajudar na conservação. Para a Páscoa, Juliana preparou uma tiragem limitada de ovos de chocolate ao leite recheados com bombons de brigadeiro gourmet. "É a primeira vez que criamos um ovo de Páscoa especialmente para a data, embalado no tradicional tecido marrom com poás. Estamos otimistas e esperamos aumentar as vendas em 30% no período."

 

Vendas – Na loja Bondinho, especializada em chocolates e produtos de confeitaria, a expectativa do diretor Carlos Eduardo Heilberg é comercializar 12 toneladas de chocolates em 2011, ante oito toneladas no ano passado. "Nossas compras de chocolates para a Páscoa foram 20% maiores neste ano. Esperamos aumentar as vendas por conta disso, e porque a data será mais tarde –  ou seja, os consumidores terão mais tempo para comprar. A temperatura também deve esfriar, contribuindo para o bom desempenho."

 

Grande parte das vendas é direcionada para donas de casa que complementam a renda fazendo trufas e bombons. A novidade para atrair esse público  é o "ovo cupcake", com formato desse doce e estrutura de ovo de Páscoa. Ele vem com cobertura de trufa branca e recheio de brigadeiro de capim santo.  "Criamos algo diferente para chamar a atenção dos nossos clientes. Percebemos que o cupcake tem feito muito sucesso entre as doceiras."

 

A data também é representativa para o setor de empórios. A La Rioja lançou no mercado nacional a linha de Páscoa da marca italiana Dal Colle – uma das maiores indústrias de pasticceria da Itália. Entre os produtos disponíveis no Brasil estão colombas pascais, bolos de Páscoa, bombons recheados com creme de avelãs e ovinhos de páscoa de chocolate ao leite.

 

"A data tem uma importância muito grande dentro do mix de produtos da Dal Colle e, consequentemente, para a La Rioja também", disse o gerente de marketing Walter Leone.

 

Novidades – Em 15 de março acontece o Salão de Páscoa, tradicional evento organizado pela Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab). O evento tem como objetivo apresentar as principais novidades dos fabricantes, produzidas especialmente para a ocasião.


 

Veículo: Diário do Comércio - SP


Veja também

L'Oréal estuda fazer aquisição no Brasil

Cosméticos: Vendas no mercado brasileiro chegaram a 705 milhões de euros, com aumento de 20,9% em 2010 &n...

Veja mais
Preço em supermercado tem queda de o,o2%

Os preços dos produtos nos supermercados de São Paulo sofreram uma queda de 0,02%, em janeiro, segundo a A...

Veja mais
De filme a Twitter, as táticas da Mattel para reabilitar Ken

Barbie Millicent Roberts se apaixonou por Ken Carson. De novo. O mais famoso casal de plástico do mundo dever&aac...

Veja mais
LG constrói mais duas fábricas em Manaus

Investimento de US$ 200 milhões para produzir aparelhos de ar condicionado e painéis para TV de LCD  ...

Veja mais
Em alta, açúcar puxa movimento na rede de armazéns da Ceagesp

O aumento da produção de açúcar no Centro-Sul do país e os elevados preços da ...

Veja mais
Extra almeja crescer 35% em linha marrom

O Extra (GPA) pretende crescer 35% nas vendas de áudio, vídeo e foto em comparação a 2010. P...

Veja mais
Novas regras deixam bulas mais claras para usuários

Duzentas e duas bulas de medicamentos comercializados no Brasil já foram adequadas às novas regras e encon...

Veja mais
Indústrias de alimentos vão para o campo em busca de parcerias

Objetivo é investir em novas variedades, obter melhores produtos e que atendam ao mercado   Empresas inves...

Veja mais
Nestlé confirma ampliação em Araraquara

Planta da unidade visa aprimorar recebimento de leite por causa da alta da demanda   A multinacional Nestlé...

Veja mais