Danone estuda aquisições em nutrição medicinal e água

Leia em 2min 30s

A Danone, maior fabricante mundial de iogurtes, poderá adquirir empresas menores para se expandir nos mercados de nutrição medicinal e água, disse Pierre-André Terisse, principal executivo financeiro da empresa.

 

"Poderá haver algumas aquisições" em nutrição medicinal, disse ele ontem, em Paris, em entrevista para comentar os resultados de 2010. A maior parte do crescimento da unidade virá de operações existentes.

 

A Danone também poderá realizar uma "pequena" aquisição no setor de água engarrafada, disse Terisse. Desde 2009, a multinacional francesa tem se mostrado disposta a fazer aquisições.

 

A fabricante dos iogurtes Activia registrou 6% das suas vendas no ano passado no setor de nutrição medicinal e 17% em água engarrafada. A Danone também está planejando incluir produtos com frutas frescas em seu mix, como parte de uma parceria com a Chiquita Brands International, disse Terisse.

 

"Estamos pensando um pouco mais amplamente do que no uso exclusivo de leite ou no uso exclusivo de água", disse o CFO, acrescentando que, na Ásia, a Danone lançou águas com sabores e uma bebida energética chamada Mizone. A Danone e a Chiquita estão testando os produtos com frutas na Bélgica e em breve iniciarão testes na Alemanha, disse ele.

 

A companhia também poderá começar a vender outros produtos vinculados à Qua, uma marca de água indiana adquirida recentemente que engarrafa água do Himalaia, disse Terisse.

 

Em 2010, o lucro operacional da Danone, excluindo eventos (contábeis) extraordinários, cresceu 18%, para € 1,67 bilhão. A estimativa média dos analistas consultados pela Bloomberg apontava para ganhos de € 1,66 bilhão.

 

As vendas do grupo francês de laticínios somaram € 17 bilhões no ano passado, registrando avanço de 6,9% em relação ao resultado de 2009, excluindo o impacto cambial e de consolidação, informou a companhia francesa.

 

Os produtos lácteos frescos lideraram as vendas da empresa, tendo registrado uma receita de € 9,7 bilhões em 2010 - 6,5% superior ao resultado de 2009. O avanço mais expressivo no ano ocorreu nos segmentos de nutrição médica, com aumento de 9% na receita em 2010 (€ 1,05 bilhão) e de nutrição infantil, que registrou alta de 8,9% apresentando uma receita de € 3,35 bilhões no ano passado. O segmento de água mineral cresceu 5,3%, para € 2,86 bilhões.

 

O diretor-executivo e presidente da Danone, Franck Riboud, disse que a empresa registrou forte crescimento em todas as regiões e está confiante em sua perspectiva para 2011. Na Ásia as vendas cresceram 27%, enquanto na Europa, houve expansão de 5,5%.

 

Riboud afirmou que não prevê mudanças significativas na demanda dos consumidores mas observou, entretanto, que a empresa enfrentará "fortes aumentos dos preços das matérias-primas".

 

Para 2011, a Danone prevê uma elevação de 6% a 8% nas vendas vendas totais em relação ao ano passado.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

Venda de esmalte sobe 23% e ranking muda

As líderes Risqué e Colorama perdem mercado e Impala cresce em período de gargalos no setor  ...

Veja mais
A qualidade dos importados

Os exportadores brasileiros de produtos manufaturados já estão acostumados a obedecer a padrões de ...

Veja mais
Plástico cresce 10% mas o déficit comercial dispara 47%

O setor de transformação de plásticos espera crescer 6% em 2011. Se essa previsão se confirm...

Veja mais
Mídia corre para atender a nova classe C

De olho na classe emergente brasileira, agências começam a se especializar em serviços prestados, na...

Veja mais
Genéricos esperam na fila para chegar às farmácias

A fila dos genéricos à espera do registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (...

Veja mais
Cartão de crédito de loja vira armadilha

Os proprietários dos 225 mil cartões de crédito emitidos por lojas podem não ter lido direit...

Veja mais
Supermercados puxaram alta no país

A alta de 10,9% no volume de vendas do comércio varejista em 2010 foi impulsionada pelas vendas em hipermercados,...

Veja mais
Nova geração quer mais oportunidades de carreira

Enquanto as empresas tentam reter seus funcionários apenas com aumentos salariais, o que os profissionais querem ...

Veja mais
Latas da Crown em Belém

Acaba de ser definido: a nova fábrica de latas de alumínio da Crown Embalagens será montada no muni...

Veja mais