Colheita de trigo deverá cair 26% no Paraná nesta safra

Leia em 2min 30s

O primeiro levantamento sobre a safra de trigo 2011 no Paraná mostrou que pode haver redução de 11% na área plantada, na comparação com o período anterior. O plantio terá início em 11 de março e cerca de 1,05 milhão de hectares deverão ser destinados ao grão, a menor área dos últimos três anos no Estado. Considerando condições normais de clima, a produção deve atingir 2,52 milhões de toneladas, volume 26% menor que o do ano passado.

 

No caso do milho safrinha, a previsão é de que haja aumento de 15% na área. O excesso de chuva atrasou a colheita da soja e o começo da safra de inverno, mas o Ministério da Agricultura prorrogou o prazo para plantio, e a área cultivada com milho está estimada em 1,57 milhão de hectares. Por enquanto, apenas 16% da área foi plantada, bem menos que os 35% esperados. A expectativa de produção está em 6,86 milhões de toneladas, 1,3% maior que em 2010.

 

O Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria da Agricultura, estima que a safra de grãos 2010/11 do Paraná será de 30,95 milhões de toneladas, 5% menor que o ciclo anterior, quando a colheita atingiu 32,7 milhões de toneladas, um recorde.

 

"É uma estimativa bem conservadora", diz o diretor do Deral, Otmar Hubner. "O que sabemos é que as lavouras estão bonitas e, se tudo correr bem, um novo recorde não está descartado." Os técnicos do Deral explicam que a redução na área de trigo é justificada pela queda nos preços, que desestimulam o produtor. E só não será maior por tratar-se da alternativa "mais viável" nas regiões Sul e Centro-Sul do Estado.

 

O Deral também mostrou que a colheita da primeira safra deve atingir 20,03 milhões de toneladas, 6% abaixo do registrado em 2010. A produção de soja está estimada em 13,94 milhões de toneladas, mesma quantidade obtida no ano passado. A área de plantio do grão foi recorde - 4,5 milhões de hectares - mas a produtividade deverá ser menor. Ela foi de 3.184 quilos por hectare em 2010 e, na atual safra, deve ficar em 3.097, número que pode mudar, porque apenas 5% da cultura foi colhida.

 

Para o milho da primeira safra, a produção deve ficar em 5,39 milhões de toneladas, o que representa queda de 21% em relação a igual período do ano passado. A explicação é que houve redução na área. De acordo com o Deral, na safra 2010/11 os paranaenses plantaram 735 mil hectares de milho, a menor área desde a década de 60.

 

As chuvas de janeiro e fevereiro prejudicaram também o feijão das águas e devem provocar queda na colheita. Eram esperadas 541 mil toneladas e a estimativa caiu para 522 mil toneladas. Mesmo menor, essa produção é 7% superior ao que foi colhido no ano passado.

 


Veículo: Valor Econômico


Veja também

De olho no mercado brasileiro, Heinz negocia acordo com a Quero

Estão em estágio avançado as negociações entre a americana H.J. Heinz e a Quero Alime...

Veja mais
Produtor pede ajuda para enfrentar feijão da China

Governo avalia impor travas à importação e aumentar a TEC   Os produtores de feijão d...

Veja mais
Pesquisa revela crescimento no consumo de genéricos na região metropolitana de Porto Alegre

Maioria dos adeptos aos genéricos são mulheres e a classe C.   Pesquisa realizada pelo Instituto Me...

Veja mais
Linha Magro traz mais sabor e saúde com Achocolatado Light

Consumidores de todo o Brasil ganham mais um importante aliado para manter a dieta sem deixar de degustar o sabor do cho...

Veja mais
Torrefador: dificuldade no mercado

A escalada das cotações do café, em particular dos grãos de melhor qualidade, tipo gourmet, ...

Veja mais
Natura eleva preços de seus produtos em 5% neste mês

A fabricante de cosméticos Natura planeja reajustar seus preços em 5% neste mês, seguindo a pr&aacut...

Veja mais
"Contramão" estratégica ajuda Pão de Açúcar

Grupo tem lucro maior com aumento de itens eletrônicos em hipermercados   Já Carrefour e Walmart enf...

Veja mais
Indústria brasileira faz campanha para entrar em mercado chinês de calçados

Por anos a fio, a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados) tem ...

Veja mais
Em cores

A Brastemp ampliou as vendas de geladeiras, fogões e lavadoras coloridas. Cresceu o interesse por produtos com ac...

Veja mais