A rede mineira Ricardo Eletro - que integra a holding Máquina de Vendas, juntamente com o grupo baiano Insinuante e a goiana City Lar - vai investir aproximadamente R$ 50 milhões neste ano na abertura de 40 lojas de eletrodomésticos e móveis no país. De acordo com o presidente do Conselho de Administração da Máquina de Vendas, Luiz Carlos Batista, apesar de o número de unidades por Estado ainda não estar definido, é certo que Minas Gerais, Rio de Janeiro e a região Nordeste irão receber novos pontos de venda.
"Já concluímos o planejamento estratégico e definimos o número de lojas a serem inauguradas ao longo do ano. No entanto, ainda é cedo para dizer onde todas serão instaladas e a quantidade que cada Estado irá receber. Na verdade, as localidades serão definidas de acordo com a necessidade da rede e as oportunidades de negócios que surgirem em cada região", explicou.
O montante a ser investido ao longo deste ano na abertura de lojas é semelhante ao destinado pela holding no exercício passado, quando também foram inauguradas 40 lojas por todo o país, das quais dez foram abertas em Minas Gerais.
Conforme ele, a previsão de investimentos e de unidades a serem inauguradas só poderão ser alteradas em uma situação: caso a Máquina de Vendas adquira alguma outra rede ao longo do exercício. "Se isso acontecer, os investimentos serão bem maiores", adiantou.
A Ricardo Eletro planeja ampliar os seus pontos de venda em Minas Gerais
Receitas - Diante desta perspectiva, Batista informou que a expectativa inicial para 2011 é de um crescimento de 10,5% no faturamento em relação ao registrado no ano anterior, quando a Máquina de Vendas contabilizou R$ 5,7 bilhões. Caso a previsão se confirme, a companhia encerrará 2011 com faturamento da ordem de R$ 6,3 bilhões.
"Nossas expectativas para este ano são muito favoráveis. Atualmente empregamos cerca de 21 mil funcionários e, com as inaugurações programadas, serão outros 1 mil postos gerados", disse.
Em relação aos planos de abertura de capital (IPO, na sigla em inglês de initial public offering), ele explicou que se tratam apenas de adequações que a companhia deu início, a fim de estar preparada para o momento da execução, que continua indefinido.
Neste sentido, um dos passos foi a formação da joint venture com a financeira Losango, pertencente ao grupo HSBC, no início deste ano. A nova empresa vai oferecer soluções de crédito e, conforme fontes de mercado, o banco aportou cerca de R$ 500 milhões no negócio. "Com uma empresa dedicada ao varejo e outra ao gerenciamento de crédito, o grupo acaba se valorizando aos olhos dos acionistas", ressaltou.
Conforme já publicado pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, a expectativa é de que a parceria realize 2 milhões de transações por ano, totalizando faturamento de R$ 2 bilhões nos primeiros 12 meses de operação, o que significa um crescimento de 50% sobre o montante de crédito oferecido pelas três bandeiras (Ricardo Eletro, Insinuante e City Lar) no ano passado. Para 2012, a previsão é registrar uma expansão de 20% nos negócios e uma receita de R$ 2,4 bilhões.
Criada em março do ano passado, a Máquina de Vendas é uma holding constituída pela fusão entre a Insinuante, Ricardo Eletro e a City Lar. Atualmente, é o grupo varejista de maior presença no Brasil, atuando em 23 estados, com o total de 750 lojas. Além disso, possui 15 milhões de clientes cadastrados e está entre as 250 maiores empresas varejistas do mundo.
Veículo: Diário do Comércio - MG