A chegada da Páscoa este ano já vem sendo preparada pelos diversos segmentos do comércio desde antes do carnaval. Para acompanhar a previsão da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que estima um crescimento de 10% nas vendas de bolos pascais e 5% nas vendas de ovos este ano, redes de supermercados e lojas de doces já reforçam o estoque e preparam novidades para o consumidor. Dentro das lojas físicas, e especializadas, como Ofner e Munik, por exemplo, o incremento também deve ficar na casa dos 15% a 25% este ano. A boa previsão de desempenho deve-se também ao fato de o consumidor ter mais tempo para comprar este ano.
Para este ano, a Ofner espera um aumento de 15% no volume de vendas em comparação com o ano passado, segundo Laury Roman, diretor Comercial da empresa. "Como a Páscoa vai cair mais tarde neste ano, o consumo tende a se aquecer porque o consumidor normalmente já quitou as despesas de início de ano nesta época e tem mais dinheiro para o chocolate", diz Roman. De acordo com o executivo, desde janeiro o grupo já vem preparando as prateleiras para a chegada da Páscoa, no dia 24 de abril. A expectativa otimista também se baseia nos bons resultados do Natal, quando a empresa teve uma alta de 12% em vendas.
Na rede Munik Chocolates, a expectativa de crescimento também é alta, de acordo com Márcia Bergamini, gerente de Expansão do grupo. Os incrementos serão de 25% ante a 2010. "O bom momento da economia e a expansão do grupo em 2010 resultam no otimismo para este ano", disse. Para a executiva, o ticket médio para as compras nessa Páscoa ficará na casa dos R$ 120. Na próxima quinta-feira, 17 de março, será inaugurada mais uma loja da rede na Vila Leopoldina, em São Paulo. A nova loja conta com serviço completo de cafeteria, sorvetes e bonbonnière. O endereço é Rua Schilling, 491, Vila Leopoldina, São Paulo.
Na rede de hipermercados Walmart, a previsão é de crescimento acima de 25% nos ovos de chocolate este ano, além de um crescimento na casa de 10% em itens como pães e bolos pascais. De acordo com Luciano Hoffmann, diretor de Produtos do Walmart, a Páscoa para o grupo vai muito além dos ovos. "Ampliamos nosso mix de fabricação nas padarias, e vamos oferecer ao consumidor opções de compras dentro de nossa fabricação."
O crescimento na vendas de peixes, vinhos e chocolate na Cooperativa de Consumo (Coop), deverá ficar entre 10% e 12% este ano, de acordo com estimativas do grupo. Para Valdomiro Sanches Bardini, gerente-geral de Operações da Coop, o destaque também será as vendas de marca própria. "Só com as Delicias da Coop, marca própria do grupo, a expectativa é de crescimento de 26%", disse. O executivo afirmou ainda que houve um aumento na oferta de peixes congelados.
No Grupo Pão de Açúcar (GPA), o incremento também deverá ficar na casa dos 10% este ano. Além de mais de 260 tipos de ovos de Páscoa, as lojas do GPA também apostam em marcas próprias e exclusivas.
"A Taeq oferece o ovo diet visando a saúde, e a Amor aos Pedaços, traz ovos diferenciados recheados com marshmalow e paçoca", conta o diretor Regional do Grupo, Luis Carlos Araújo.
Além dos produtos doces, a Apas prevê um crescimento de 4% nas peixarias, com o forte aumento do consumo de bacalhau na data.
De acordo com a entidade, o preço deverá ser o mesmo do encontrado nas prateleiras em dezembro do ano passado. De acordo com o presidente da Apas, João Sanzovo Neto, a expectativa é que, em 2011 sejam vendidas de duas a cinco mil toneladas a mais de chocolate do que no ano passado, quando foram comercializadas 25.500 toneladas de ovos só no Estado de São Paulo. Para a Associação, este ano o consumidor não deverá encontrar modificações nos preços dos ovos de chocolate, que devem ficar no mesmo patamar de 2011.
Shoppings
As compras de Páscoa dentro do shoppings também deverão crescer e a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) vê crescimento na casa dos 15%. No Shopping D, a expectativa de crescimento do movimento é grande. "Além de todas as novidades que as lojas trazem para atrair os clientes, contamos com as pessoas que aproveitam o feriado para passear no shopping", afirmou Antonio Mascarenhas, superintendente do Shopping D. Ele espera público 30% maior.
"A confiança do consumidor na economia nacional estimula o crescimento das vendas no varejo neste período, que certamente terá desempenho expressivo em comparação dessa época no ano passado, fazendo com que a Páscoa cumpra com a sua parte dentro do calendário promocional do setor varejista", disse o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.
Veículo: DCI