Comércio amplia estoque de olho nas vendas para a Páscoa

Leia em 4min 20s

A chegada da Páscoa este ano já vem sendo preparada pelos diversos segmentos do comércio desde antes do carnaval. Para acompanhar a previsão da Associação Paulista de Supermercados (Apas), que estima um crescimento de 10% nas vendas de bolos pascais e 5% nas vendas de ovos este ano, redes de supermercados e lojas de doces já reforçam o estoque e preparam novidades para o consumidor. Dentro das lojas físicas, e especializadas, como Ofner e Munik, por exemplo, o incremento também deve ficar na casa dos 15% a 25% este ano. A boa previsão de desempenho deve-se também ao fato de o consumidor ter mais tempo para comprar este ano.

 

Para este ano, a Ofner espera um aumento de 15% no volume de vendas em comparação com o ano passado, segundo Laury Roman, diretor Comercial da empresa. "Como a Páscoa vai cair mais tarde neste ano, o consumo tende a se aquecer porque o consumidor normalmente já quitou as despesas de início de ano nesta época e tem mais dinheiro para o chocolate", diz Roman. De acordo com o executivo, desde janeiro o grupo já vem preparando as prateleiras para a chegada da Páscoa, no dia 24 de abril. A expectativa otimista também se baseia nos bons resultados do Natal, quando a empresa teve uma alta de 12% em vendas.

 

Na rede Munik Chocolates, a expectativa de crescimento também é alta, de acordo com Márcia Bergamini, gerente de Expansão do grupo. Os incrementos serão de 25% ante a 2010. "O bom momento da economia e a expansão do grupo em 2010 resultam no otimismo para este ano", disse. Para a executiva, o ticket médio para as compras nessa Páscoa ficará na casa dos R$ 120. Na próxima quinta-feira, 17 de março, será inaugurada mais uma loja da rede na Vila Leopoldina, em São Paulo. A nova loja conta com serviço completo de cafeteria, sorvetes e bonbonnière. O endereço é Rua Schilling, 491, Vila Leopoldina, São Paulo.

 

Na rede de hipermercados Walmart, a previsão é de crescimento acima de 25% nos ovos de chocolate este ano, além de um crescimento na casa de 10% em itens como pães e bolos pascais. De acordo com Luciano Hoffmann, diretor de Produtos do Walmart, a Páscoa para o grupo vai muito além dos ovos. "Ampliamos nosso mix de fabricação nas padarias, e vamos oferecer ao consumidor opções de compras dentro de nossa fabricação."

 

O crescimento na vendas de peixes, vinhos e chocolate na Cooperativa de Consumo (Coop), deverá ficar entre 10% e 12% este ano, de acordo com estimativas do grupo. Para Valdomiro Sanches Bardini, gerente-geral de Operações da Coop, o destaque também será as vendas de marca própria. "Só com as Delicias da Coop, marca própria do grupo, a expectativa é de crescimento de 26%", disse. O executivo afirmou ainda que houve um aumento na oferta de peixes congelados.

 

No Grupo Pão de Açúcar (GPA), o incremento também deverá ficar na casa dos 10% este ano. Além de mais de 260 tipos de ovos de Páscoa, as lojas do GPA também apostam em marcas próprias e exclusivas.

 

"A Taeq oferece o ovo diet visando a saúde, e a Amor aos Pedaços, traz ovos diferenciados recheados com marshmalow e paçoca", conta o diretor Regional do Grupo, Luis Carlos Araújo.

 

Além dos produtos doces, a Apas prevê um crescimento de 4% nas peixarias, com o forte aumento do consumo de bacalhau na data.

 

De acordo com a entidade, o preço deverá ser o mesmo do encontrado nas prateleiras em dezembro do ano passado. De acordo com o presidente da Apas, João Sanzovo Neto, a expectativa é que, em 2011 sejam vendidas de duas a cinco mil toneladas a mais de chocolate do que no ano passado, quando foram comercializadas 25.500 toneladas de ovos só no Estado de São Paulo. Para a Associação, este ano o consumidor não deverá encontrar modificações nos preços dos ovos de chocolate, que devem ficar no mesmo patamar de 2011.

 

Shoppings

 

As compras de Páscoa dentro do shoppings também deverão crescer e a Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop) vê crescimento na casa dos 15%. No Shopping D, a expectativa de crescimento do movimento é grande. "Além de todas as novidades que as lojas trazem para atrair os clientes, contamos com as pessoas que aproveitam o feriado para passear no shopping", afirmou Antonio Mascarenhas, superintendente do Shopping D. Ele espera público 30% maior.

 

"A confiança do consumidor na economia nacional estimula o crescimento das vendas no varejo neste período, que certamente terá desempenho expressivo em comparação dessa época no ano passado, fazendo com que a Páscoa cumpra com a sua parte dentro do calendário promocional do setor varejista", disse o presidente da Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Nabil Sahyoun.

 

Veículo: DCI


Veja também

Brinquedo em partes

Ainda na luta contra o avanço do importado chinês, o setor de brinquedos brasileiro vai se aliar a fabrican...

Veja mais
Ricardo Eletro vai instalar 40 lojas no país neste ano

A rede mineira Ricardo Eletro - que integra a holding Máquina de Vendas, juntamente com o grupo baiano Insinuante...

Veja mais
Danone de olho na mulher brasileira

A Danone lança na próxima quarta-feira uma nova linha de iogurtes, com o objetivo de aumentar em 20% as ve...

Veja mais
Remédios com bulas alteradas começam a chegar às farmácias

Lote de drogas com instruções mais simples é liberado; indústria tem até julho para f...

Veja mais
Frutas, legumes e verduras sobem 4,07%

Preços devem iniciar o processo de retorno aos níveis habituais, a partir da segunda quinzena de mar&ccedi...

Veja mais
Café, massas e bebidas estão na mira da Cosan Alimentos

Tudo começou com açúcar. Mas a Cosan Alimentos, que a partir de 1° de abril deixa de ser uma di...

Veja mais
Febreze, o desodorizador de US$ 1 bilhão da P&G

A Procter & Gamble Co. conseguiu fazer com que uma marca inesperada - o desodorizador Febreze - superasse a barreira...

Veja mais
Walmart prevê venda 80% maior

A equipe comercial do Walmart Brasil intensificou suas negociações ao longo de 2010 para a Páscoa, ...

Veja mais
Páscoa chama atenção do Extra

A cada R$ 60 em compras nas lojas que detenham a bandeira da empresa do Grupo Pão de Açúcar (GPA) E...

Veja mais