A Kimberly-Clark elevou o preço de produtos como fraldas e papel higiênico entre 3% e 7% na América do Norte, para compensar o aumento em seus custos. Outros fabricantes de bens de consumo como a Colgate-Palmolive e Procter & Gamble recentemente indicaram que também deverão elevar preços.
A Kimberly-Clark informou que fará reajustes nos preços de seus lenços para bebês e crianças na região no segundo e terceiro trimestres. A empresa de Dallas depara-se com a aceleração nos custos do petróleo e da celulose, materiais essenciais para seus produtos.
Em janeiro, a companhia informou que fará uma reestruturação para lidar com a alta no custo das matérias-primas. Os planos incluem tornar mais dinâmicas, vender ou fechar cinco ou seis fábricas. A companhia calcula que a reestruturação das operações de celulose e lenços, que levará mais de dois anos, custará entre US$ 280 milhões e US$ 420 milhões.
Para elevar sua rentabilidade, a empresa planeja abandonar a produção de alguns produtos e transferir parte da produção para fábricas de baixo custo. A Kimberly enfrenta a concorrência de marcas próprias, mais baratas, que ganharam mais relevância durante a recessão econômica. Muitos consumidores ainda optam pelos itens mais baratos, em meio ao alto desemprego nos Estados Unidos.
Veículo: Valor Econômico