Posto de combustíveis quer ir para shopping

Leia em 2min 50s

Redes distribuidoras de combustíveis como Petrobras (BR Distribuidora), Esso e Ipiranga começam a voltar seus olhares a um novo mercado: abertura de postos dentro dos shopping centers. Quem aderiu a moda foi o Taubaté Shopping, que carrega a bandeira Esso e conta com quatro bombas quádruplas e cerca de 20 funcionários na linha de frente. O local também dispõe de uma loja de conveniência para atender aos clientes. Segundo informações da administradora de centros de compras (malls) General Shopping, a empresa segue a essa tendência e possui o novo modelo de empreendimento no Shopping Suzano, com a bandeira Ipiranga.

 

Hoje existem postos no Shopping Aricanduva (capital paulista), West Shopping (Rio de Janeiro), Shopping Itaguaçu (Santa Catarina), Plaza shopping Itu (interior de SP), Litoral Plaza (no litoral paulista), Minas Shopping (Belo Horizonte), Barra Shopping Sul (Porto Alegre) e Suzano Shopping (interior paulista).

 

A novidade não é só no Brasil, e também chegou na América do Sul com os postos BR, que hoje possuem uma filial no Shopping China, no Paraguai. Hoje, a rede possui 7.306 postos de serviços ao total e obteve uma receita operacional líquida de R$ 66 bilhões e lucro líquido de R$ 1,41 bilhão em 2010. Porém a marca não separa quais dos pontos de venda estão nos malls.

 

Supermercado

 

A tendência também já foi moda nas redes de supermercado, que hoje já reservam seu espaço para postos de gasolina. Um exemplo é a rede francesa Carrefour, que possui 94 postos em seus pontos de vendas espalhados pelo País; o Grupo Pão de Açúcar (GPA) conta com 80 postos de gasolina e atua no segmento desde 1998. Neste ano, o GPA afirma disponibilizar uma verba para este setor para o monitoramento dos postos nas áreas administrativa e operacional, controlando também a qualidade do combustível que o tanque recebe. Segundo o gerente dos Postos da rede, Sérgio Groba, dois já receberam essa tecnologia, a ser ampliada em 2011.

 

Seguindo as redes de grande porte, a Cooperativa de Consumo (Coop), com unidade localizadas no Grande ABC e interior, também anunciou que entrará no segmento. A princípio, a rede prevê a abertura de três postos neste ano, com investimento de R$ 3 milhões. Dois deles - Capuava, em Santo André, e Tatuí, no interior de São Paulo -, dependem apenas de aprovação das prefeituras e a bandeira dos pontos ainda dever ser definida.

 

Conforme o presidente da Coop, Antonio José Monte, o retorno é uma retribuição à fidelidade do cooperado, que garantiu uma boa performance da rede no mercado, haja vista que o fornecimento bruto em 2010 alcançou o total de R$ 1,522 bilhão, índice de 11,79% superior ao R$ 1,361 bilhão registrado em 2009. "A melhora do poder aquisitivo da população, principalmente das classes D e E, somada às diversas ações da empresa, contribuiu para o resultado positivo e a nossa entrada em novos players do mercado", enfatiza o presidente que ainda prevê investimento para novas lojas.

 

Hoje, a Coop possui mais de 1,5 milhão de cooperados e envolve 29 unidades de distribuição espalhadas no ABC, Piracicaba, São José dos Campos, Sorocaba, Piracicaba, Tatuí e São Vicente, na Baixada Santista.

 


Veículo: DCI


Veja também

Indústrias de café buscam opções para elevar vendas

Estratégia: Produto gourmet com marca própria ganha mais espaço   Concentração...

Veja mais
Cartões de loja crescem mais que a média

O investimento das redes de varejo para popularizar os cartões de loja fez com que o segmento puxasse o crescimen...

Veja mais
Lojas do Pão de Açúcar na mira da Seae

A secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda divulgou na última sexta-fe...

Veja mais
À espera do Cade, BRF investe no Oriente Médio

COPRESIDENTE DO CONSELHO DA EMPRESA QUE UNIU PERDIGÃO E SADIA PLANEJA FÁBRICA NO MUNDO ÁRABE E V&Ec...

Veja mais
Varejista diz que freio no crédito não afeta vendas

Máquina de Vendas quer investir até R$ 70 milhões em novas lojas em 2011   A segunda maior v...

Veja mais
OMC decide a favor do Brasil em disputa sobre suco de laranja

A OMC (Organização Mundial do Comércio) oficializou nesta sexta-feira que algumas taxas antidumping...

Veja mais
Coop anuncia investimentos de R$ 22 milhões

 PARA ESTE ANO E SOBRAS DE R$ 8,426 MILHÕES Anúncio foi feito durante Assembleia Geral Ordiná...

Veja mais
Quilo do tomate é mais caro que frango

Pesa mais no bolso comprar um quilo de tomate do que um quilo de frango. O preço do produto não para de su...

Veja mais
Cafezinho vai ficar mais amargo

Preços nas cafeterias e nos supermercados vai subir de 35% a 50% este ano em função do aumento de 6...

Veja mais