O investimento das redes de varejo para popularizar os cartões de loja fez com que o segmento puxasse o crescimento do setor em 2010.
De acordo com dados da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), o número de plásticos no País cresceu 11% no ano passado, enquanto os cartões das redes tiveram aumento de 15%.
"O varejo está investindo nesse segmento porque ele fideliza os clientes, além de trazer informações sobre eles", afirma Fabio Pina, economista da Fecomércio.
Levantamento feito pela Felisoni Consultores e pelo Provar/FIA mostra que esses cartões foram utilizados em metade das compras de eletrodomésticos na cidade de São Paulo entre janeiro e este mês.
Na Renner, os 17,1 milhões de plásticos da rede foram responsáveis por 56,6% das vendas em 2010. Na Marisa, o percentual foi de 49,8%.
Além de oferecer aos consumidores vantagens na hora das compras - como prazos maiores de parcelamento -, a modalidade também é uma forma de aumentar o acesso das classes mais baixas a produtos financeiros.
"Esse cartão é um primeiro contato da baixa renda com produtos financeiros. É comum as pessoas terem o cartão sem necessariamente ter conta bancária", diz Fábio Moraes, da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).
Veículo: DCI