Caro, ovo de Páscoa é vendido em 10 vezes

Leia em 2min 30s

Este ano os ovos de páscoa chegaram às gôndolas, em média 5,5% mais caros que no ano passado. Mas em alguns casos esse aumento passa de 15%. Apesar da alta, especialistas no consumo sazonal apostam em uma queda de preços de até 10%, durante a semana que antecede a comemoração. Este ano, além das novidades lançadas pelas principais marcas que dominam o mercado, ovos importados de países tradicionais na fabricação de chocolates, como Bélgica e Suíça, também podem ser adicionados a lista de compras. E para incentivar o consumidor, os ovos podem ser parcelados no cartão de crédito, em prestações que só terminam depois do Natal.

 

Levantamento do site Mercado Mineiro, com 134 tipos de ovos em 14 supermercados de Belo Horizonte e Região Metropolitana, mostra que alguns produtos chegaram a encarecer 15,29%. Apesar da alta, a previsão da Associação Mineira de Supermercados (Amis) é de vendas entre 8% e 10% maiores que no ano passado. “O momento é de formação de preço nas grandes redes. De agora em diante os valores devem cair. No ano passado, na semana anterior à Páscoa, os ovos ficaram 12% mais baratos”, alerta Feliciano Abreu, diretor do Mercado Mineiro e responsável pela pesquisa.

 

Este ano, alguns produtos tiveram seu tamanho reduzido, assim como o preço. Mas o consumidor deve ficar atento, porque o contrário também foi apontado pela pesquisa, ovos lançados em versões com menos chocolate e preço maior. Os ovos com brinquedos e personagens também continuam chamando atenção pelos valores salgados. “Um ovo com personagens Disney pode custar R$ 31,99 (170 gramas), quase o mesmo valor de um produto sem o apelo infantil, vendido por R$ 32,99, com três vezes mais chocolate (530 gramas)”, observa Abreu.

 

NO CARTÃO Para incentivar o consumo é possível saborear os chocolates à prestação. A rede Carrefour, por exemplo, oferece os produtos, parcelados em até 10 vezes sem juros no cartão de crédito. No ano passado, a psicóloga Beatriz Monteiro Pimenta comprou 12 ovos para presentear a família. Este ano a lista encolheu. “Vou comprar apenas um ovo para minha afilhada.” A impressão da psicóloga é que nas prateleiras os itens estão até 30% mais caros, por isso ela decidiu personalizar os presentes. “Vou comprar o chocolate e fazer eu mesma os ovos.” Com a decisão, Beatriz acredita que vai agradar à família economizando pelo menos R$ 150.

 

A infinidade de produtos no comércio, de ovos artesanais a importados, pode esquentar a competição entre os fabricantes, levando consumidores a experimentar novidades. Nos supermercados gourmet, onde a participação dos importados é notadamente mais forte, existem espaços inteiros montados para os chocolates, ovos, coelhos e guloseimas estrangeiras. Este é o caso do supermercado Super Nosso, onde os itens importados ganharam destaque, assim como os ovos feitos no Brasil a partir da matéria-prima internacional.
 

 
   
Veículo: O Estado de Minas


Veja também

Estoque alto e consumo baixo derrubam preço do arroz em SC

A saca de arroz alcançou em fevereiro o menor preço dos últimos 11 anos em Santa Catarina, atingind...

Veja mais
As redes de moda cariocas avançam nas vitrines paulistas

A moda carioca se destaca nas vitrines paulistas, até no bairro Bom Retiro, famoso pelas confecções...

Veja mais
Eletrodomésticos: Novo ICMS afeta faturamento da indústria em março

Fabricantes de eletrodomésticos estão preocupados com os efeitos colaterais gerados pela reduç&atil...

Veja mais
Fusões no varejo

A Secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda recomendou ao Conselho Administrat...

Veja mais
Kalunga planeja mais lojas e novo centro de distribuição

Rede de produtos de papelaria e informática cogita abrir capital e não descarta parceria ou venda  ...

Veja mais
Reajuste do frete poderá ser revisto

A elevação do preço da tarifa ferroviária em até 30% obrigou a Associaçã...

Veja mais
Indústrias de café buscam opções para elevar vendas

Estratégia: Produto gourmet com marca própria ganha mais espaço   Concentração...

Veja mais
Cartões de loja crescem mais que a média

O investimento das redes de varejo para popularizar os cartões de loja fez com que o segmento puxasse o crescimen...

Veja mais
Lojas do Pão de Açúcar na mira da Seae

A secretaria de Acompanhamento Econômico (Seae) do Ministério da Fazenda divulgou na última sexta-fe...

Veja mais