Clientes adoram passear pelos corredores dos estabelecimentos e contam como é o dia a dia para fazer as compras de casa, mas também cobram solução para filas
“Desde que eu me entendo por gente, vou ao supermercado.” O aposentado Ary Gobbi, que completa 80 anos na próxima semana, descreve assim sua relação com as compras do dia a dia.
Ary mora em Bauru há 75 anos e faz parte de um vasto grupo de cidadãos que está acostumado a ir ao supermercado todos os dias para não perder uma boa oferta. “É uma necessidade que a gente tem. Não pode faltar coisas em casa e tudo o que você precisa está por aqui”, afirma.
Bauru está no eixo das cidades que contém grandes lojas, oferecendo serviço de compras para o varejo e o atacado. “Está no DNA de Bauru esse espírito pelas compras. É alto o número de ofertas e os mercados estão crescendo. É por isso que as lojas estão sempre lotadas”, afirma o presidente da Acib (Associação Comercial e Industrial de Bauru), Reinaldo Cafeo.
Porém, para outras pessoas, o fato de ir ao supermercado deixou de ser apenas uma necessidade e se tornou um passatempo – divertido e útil, aliás.
“É gostoso vir ao supermercado e analisar preços, comparando com as outras lojas. É uma coisa que eu gosto de fazer e ajuda na hora de economizar”, afirma a dona de casa Teresa Gonçalves, 53 anos.
Lotados / O “sucesso” dos supermercados com os bauruenses trouxe um problema: lotação. Não é raro encontrar longas filas nos caixas – e isso tira um pouco do prazer de visitar as prateleiras. “Eu venho aqui por necessidade. Para comprar o essencial. São no máximo duas visitas por mês”, explica o publicitário Robson Dariva, 31.
Aliás, para Robson, o ator de ir ao supermercado é um tanto desprazeroso – esperar não é o forte dele. “Eu já evito naturalmente sair de casa para ir ao supermercado. Quando vejo essas filas, que duram até 10 minutos, eu evito ao dobro passar pelas lojas”, afirma o publicitário.
Bauru recebe evento da Apas nesta sexta-feira
A cidade se torna nesta sexta-feira (01), a partir das 19h, o centro das atenções dos empresários ligados ao ramo de supermercados. A Apas (Associação Paulista de Supermercados) promove a 27ª edição do Congresso de Gestão e Feira Internacional de Negócios em Supermercados – Apas 2011.
Durante o encontro em Bauru, os empresários receberão informações sobre o evento, as novidades da feira e vão conhecer alguns temas que serão abordados no congresso – tudo isso apresentado pelo presidente da associação, João Galassi.
Para aproximar a Apas de seus associados, o presidente da entidade apresentará nos eventos regionais, em diversas cidades, as várias parcerias promovidas com entidades e organismos do Brasil e do exterior para a capacitação de gestores e também de profissionais da operação supermercadista.
“O novo consumidor motiva as mudanças nos supermercados. Quem busca conhecimento, atualização e inovação não pode perder a Apas 2011”, destacou Galassi.
A Apas regional Bauru tem 91 empresas associadas, totalizando 144 lojas, em 47 cidades do estado.
Em 2010, a região representou 3,2% do faturamento de todo o setor supermercadista do estado de São Paulo – cerca de R$ 1,86 bilhão.
Só a cidade de Bauru faturou no ano passado R$ 512 milhões, o que equivale a 0,89% de todo o estado.
As visitas às regionais passaram por Campinas, Sorocaba, Araçatuba e Marília. Neste mês, o evento vai percorrer as regionais de Ribeirão Preto (dia 8), Vale do Paraíba (12), Rio Preto (14), Baixada Santista (15) e Presidente Prudente (19).
Veículo: Rede Bom Dia - Bauru