Imea projeta queda de 10% na produção de milho safrinha em MT

Leia em 2min

Concluído o plantio da segunda safra - a safrinha - de milho, em Mato Grosso as estimativas para a produção indicam que a queda será um pouco maior que o esperado. O último levantamento do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) indica uma colheita de 7,56 milhões de toneladas, 2,5% abaixo do estimado em março e 10,1% menor que o colhido na safra anterior, de 8,41 milhões.

 

O órgão reduziu a estimativa de produção porque houve redução da área semeada em decorrência do atraso do plantio da segunda safra no Estado. No relatório deste mês, o Imea prevê 1,75 milhão de hectares cultivados, 2,7% a menos do que o projetado em março. "Aqui nós brincamos dizendo que o plantio não foi concluído. Ele aconteceu até onde foi possível", afirma Maria Amélia Tirloni, analista de grãos do Imea.

 

Ela observa que o atraso no plantio da safrinha de milho ocorreu por conta do atraso da colheita da soja, cujo cultivo já havia sido postergado. As chuvas que atingiram o Estado agravaram o quadro porque atrasaram ainda mais a colheita da oleaginosa. "Por enquanto a produtividade do milho está estável, mas ainda pode ter interferência caso as chuvas não ocorram n período certo, já que a colheita do cereal só começa em junho", afirma.

 

No caso da soja, mesmo com o atraso no plantio e a dificuldade em se colher em decorrência das chuvas em Mato Grosso, o Estado terá uma produção recorde neste ano. O Imea revisou para cima sua estimativa, e a projeção é que Estado colha 20,3 milhões de toneladas. O volume é 5,7% superior ao estimado em março e 8,2% maior que a produção da safra 2009/10.

 

A pesquisadora do Imea acrescenta que a produtividade de 3.174 quilos por hectare, novo recorde para o Estado, pode ser ainda maior. "A colheita ainda não foi totalmente concluída e algumas regiões mais ao norte do Estado foram muito bem", afirma Maria Amélia.

 

Hoje, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulga seu sétimo levantamento da safra 2010/11 de grãos do Brasil. A expectativa é que, assim, como o Imea e consultorias privadas, a estatal revise para cima algumas de suas projeções.

 

Veículo: Valor Econômico


Veja também

ePharma cresce no mercado e fatura R$ 17 mi

O crescimento anual da ePharma, especializada em assistência farmacêutica, foi de 20% em 2010, segundo o bal...

Veja mais
Exportação brasileira de trigo no 1º trimestre do ano supera importação

O Brasil, eterno dependente do trigo estrangeiro, conseguiu uma proeza no primeiro trimestre deste ano: as exporta&ccedi...

Veja mais
Estoque baixo impulsiona preços do café

Os preços do café tiveram ontem a maior alta dos últimos cinco meses na bolsa de Nova York. Os cont...

Veja mais
Após comprar Camicado Renner ganha concorrente

Depois da aquisição da Camicado pela varejsta de vestuário criada no sul, Renner, a empresa comprad...

Veja mais
Costa do Marfim derruba cacau em NY

Mercado: Expectativa é que fim de impasse político no país eleve oferta de produto no exterior &nb...

Veja mais
Outdoor da arara

O grupo francês Lactalis contesta na Justiça a decisão do conselho de administração da...

Veja mais
Lactalis e Parmalat

O grupo francês Lactalis contesta na Justiça a decisão do conselho de administração da...

Veja mais
P&G vende Pringles por U$ 1,5 bi mais dívidas

A Procter & Gamble encerrou sua longa tentativa de vender sua divisão da batata frita Pringles ao desmembr&aa...

Veja mais
Cougar encolhe e some da loja

O grupo Magnum decidiu reduzir drasticamente a produção da marca de eletrônicos Cougar no Brasil. Ex...

Veja mais