Conab prevê alta de 5,5% na safra de grãos e IBGE vê alta de 4%

Leia em 2min 10s

A produção de grãos na safra 2010/2011 deve alcançar recorde de 157,4 milhões de toneladas, representando aumento de 5,5% (mais 8,2 milhões de toneladas) em relação ao período anterior, que foi de 149,2 milhões de toneladas. O resultado faz parte do sétimo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado hoje. Na comparação com o levantamento anterior, de março, a produção apresenta crescimento de 2,1%, ou 3,2 milhões de toneladas.

 

Os técnicos da Conab informam em comunicado que o aumento da produção pode ser atribuído à ampliação de áreas de cultivo do algodão, do feijão (1ª e 2ª safras), da soja e do arroz. A boa influência do clima para o desenvolvimento das plantas foi também responsável pela evolução. No total, a área da safra 2010/2011 deve ser de 49,2 milhões de hectares, o que corresponde a um aumento de 3,9% (1,8 milhão de hectares) na comparação com a safra do ano anterior.

 

O algodão apresenta-se com o maior crescimento percentual em área, com cerca de 62,9% a mais que no ano passado (835,7 mil hectares). Outro destaque é o feijão. A área deverá crescer 10,3%, alcançando 4 milhões de hectares. No caso da soja, houve uma ampliação da área de 2,3%, alcançando 24,2 milhões de hectares. Para o arroz, o aumento da área foi de 2,8%, subindo para 2,8 milhões de hectares.

 

A pesquisa foi realizada por 68 técnicos, no período de 21 a 25 de março, quando foram consultados representantes de cooperativas e sindicatos rurais, de órgãos públicos e privados nas Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste, além de parte da Região Norte. Às 9 horas, o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, vai detalhar os resultados pesquisa.

 

Já para o IBGE, vê a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas com crescimento de 4% este ano sobre o recorde do ano passado, para 155,6 milhões de toneladas, segundo projeção divulgada ontem pelo Instituto.

 

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) do IBGE também apontou que em 2011 a área a ser colhida, de 48,1 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 3,3%, frente à área colhida em 2010.

 

O arroz, o milho e a soja, que respondem por 82,4% da área a ser colhida, registram, em relação ao ano anterior, variações positivas respectivamente de 1,7%, 2,2% e 2,1%. Essas três principais culturas, que somadas representam 90,8% do volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas, devem apresentar acréscimo na produção.

 

Veículo: DCI


Veja também

Presidente do BNDES defende projeto do TAV ligando Rio e SP

O setor de transportes, seja por trem ou aéreo, chama a atenção das empresas, e o presidente do Ban...

Veja mais
Produção mundial de café deve chegar a 33 mi de sacas

A Organização Internacional do Café (OIC) revisou, no relatório de março, divulgado o...

Veja mais
Mercado de leite deve seguir aquecido este ano

Litro teve alta em fevereiro em relação ao mês anterior e agentes de mercado acreditam em nova alta ...

Veja mais
Produtor de mandioca aguarda por preço melhor

Raiz já está no ponto em Paranapanema, mas cotação da fécula ainda não anima a...

Veja mais
Natucentro intensifica vendas para Ásia

Natucentro intensifica vendas para Ásia Empresa, que comercializa própolis e mel, se reestrutura para aten...

Veja mais
Governo faz acordo para produzir novos medicamentos

Laboratórios públicos em parceria com o setor privado produzirão quatro medicamentos considerados e...

Veja mais
Expansão atrai planos de redes de beleza

Com a perspectiva do segmento de cosméticos, beleza e higiene pessoal de crescer mais de 10% ao ano, sendo o noss...

Veja mais
ePharma cresce no mercado e fatura R$ 17 mi

O crescimento anual da ePharma, especializada em assistência farmacêutica, foi de 20% em 2010, segundo o bal...

Veja mais
Exportação brasileira de trigo no 1º trimestre do ano supera importação

O Brasil, eterno dependente do trigo estrangeiro, conseguiu uma proeza no primeiro trimestre deste ano: as exporta&ccedi...

Veja mais