O setor de transportes, seja por trem ou aéreo, chama a atenção das empresas, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Luciano Coutinho, voltou a defender o projeto do trem de alta velocidade (TAV) que ligará o Rio a São Paulo. "O projeto é relevante inclusive para o setor aeroportuário, porque conectaria os principais aeroportos no coração do País, incluindo São Paulo, Campinas e Rio de Janeiro", disse o executivo.
O governo tem enfrentado dificuldades com o projeto do TAV e já precisou adiar o leilão a pedido de empresas interessadas, que querem mudanças no edital. Ainda há questionamentos sobre se a demanda estimada pelo governo realmente se concretizará. Coutinho, no entanto, destacou a singularidade do projeto, que ligará duas cidades extremamente populosas.
"É um projeto estratégico para a conexão entre as duas principais metrópoles brasileiras. Não existe no mundo nenhum TAV que ligue metrópoles tão grandes como virá a ser o caso do trem entre o Rio e São Paulo", declarou. Para ele, o governo tem facilitado a construção dos consórcios e o objetivo é de que haja grupos "consistentes" para levar adiante o projeto.
Aviação
Ainda na área de transportes, mas no setor aéreo, além de a Turkish Airlines ter ampliado sua atuação no País com quatro voos semanais de São Paulo a Istambul, agora a Emirates Airlines, que desde 2007 tem um voo diário de São Paulo a Dubai, terá também um voo que sairá diariamente do Rio de Janeiro, vindo de Buenos Aires (Argentina). A rota terá início em 3 de janeiro de 2012, e sairá às 7h05 de Dubai e chegará ao Rio de Janeiro, no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim, às 15h35. O voo será operado por aeronave Boeing 777-300ER e oferecerá oito assentos na primeira classe, em suíte privativa, 42 assentos na classe executiva e 304 lugares na classe econômica.
Já a British Airways e a TAM anunciam novos voos internacionais do Rio de Janeiro. No caso da British Airways, a companhia aumentará de três para seis o número de voos semanais entre Rio de Janeiro e Londres a partir de 30 de outubro de 2011.
O aumento do transporte de carga e passageiros é decorrente do crescimento da economia e de oportunidades que serão geradas pela Copa de 2014 e pelas Olimpíadas de 2016. A TAM, porém, anunciará hoje seu plano no mercado internacional.
Enquanto isso, a gigante Airbus planeja adiantar em seis meses o início das operações da linha remodelada de aviões A-320. O modelo do avião mais vendido da companhia estará disponível em outubro de 2015. Desde que foi apresentando, em dezembro, o grupo já recebeu mais de 300 compromissos de compra.
Veículo: DCI